CULTURA E ENSINO DA LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA PRÁTICA REFLEXIVA COM BASE NA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA

Autores

  • Antônio Escandiel de SOUZA UNICRUZ
  • Vânia Maria Oliveira de FREITAS UNICRUZ

Resumo

Neste artigo, discutimos resultados de uma pesquisa-ação colaborativa realizada numa escola pública de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, envolvendo professores em pré-serviço, uma professora em serviço e uma turma do ensino médio. A pesquisa-ação colaborativa, metodologia adotada, é considerada uma forma alternativa de oportunizar o aperfeiçoamento de professores em serviço e em pré-serviço (BURNS, 2010). Buscou-se oportunizar condições para que todos os participantes assimilassem uma abordagem de leitura em inglês, tendo a linguagem como um mediador sociocultural. Nessa perspectiva, foram desenvolvidas oficinas de leitura, cuja finalidade era preparar os professores em pré-serviço para a prática crítico-reflexiva de sala de aula, evidenciando a importância de um ensino que contemple aspectos culturais da LI. Constatou-se que a ação colaborativa leva à reflexão e promove melhorias no ensino e aprendizagem, o que pode ser significativo, considerando a carência de ações voltadas ao ensino público da LI no Brasil (CELANI, 2009).

 

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 2007.

BARATA, M. C. M. O ensino de cultura e a aquisição de uma língua estrangeira. In: FIGUEIREDO, C. A.; JESUS, O. F.de. Lingüística aplicada: aspectos da leitura e do ensino de línguas. Uberlândia: EDUFU, 2005.

BURNS, A. Collaborative Action Research for English Language Teachers. Cambridge University Press, 2010.

CELANI, M. A. A. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão. In: LEFFA, V. J. (Org.). O professor de línguas: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT, 2001.

CELANI, M. A. A. “Não há uma receita no ensino da língua inglesa”. Revista Nova Escola, Ed. 222, maio, 2009.

KLEIMAN, A. Texto e Leitor. 15. ed. São Paulo: Pontes, 2013.

KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching. Oxford University Press, 1993.

LANTOLF J. P. Sociocultural theory and second language learning. Oxford: Oxford University Press, 2000.

LIMA. M. D. S. A autonomia do aluno de língua estrangeira e a correção de seus erros. In: ROTTAVA, L.; LIMA, M. dos S. (Orgs.). Relacionando teoria e prática no ensino de línguas. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 1998.

MORAN, P. R. 2001. Teaching Culture. Heinle & Heinle, 2001.

RODRIGUES, L. A D. Formação continuada em Língua Inglesa. In: Carvalho, A M P. (Coord.) Formação Continuada de Professores: uma releitura das áreas de conteúdo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

WALLACE, C. Reading. Oxford, Oxford University Press, 2006.

Downloads

Edição

Seção

Artigos