Revista Linguasagem https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem <p align="center"> </p> <p>A revista <strong>Linguasagem – Revista Eletrônica de Popularização Científicaem Ciências da Linguagem - </strong> é uma realização do <a href="http://www.letras.ufscar.br/">Departamento de Letras</a> e do <a href="http://www.ppgl.ufscar.br/">Programa</a><a href="http://www.ppgl.ufscar.br/"> de Pós-Graduação em Linguística</a> da <span style="text-decoration: underline;">Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.</span></p> <p>Entre os principais objetivos do periódico científico estão: </p> <p>Divulgar por meio de linguagem acessível, as pesquisas realizadas e em andamento por docentes e alunos do DL e do PPGL e de demais profissionais da linguagem de outros centros nacionais e internacionais nas mais diversas escolas e domínios das Ciências da Linguagem de forma a promover a melhoria na educação científica da sociedade brasileira;</p> <p>Possibilitar aos alunos dos ensinos fundamental e médio acesso aos saberes científicos produzidos pelas mais diversas ciências da linguagem;</p> <p>Contribuir para a minimização do olhar prescritivista e preconceituoso existente na nossa sociedade sobre a língua portuguesa e as suas mais diversas variedades; </p> <p>Criar espaço de interação entre pesquisadores e leitores da revista, principalmente entre os jovens, com o objetivo de suscitar o debate acerca de questões científicas de linguagem; </p> <p>Possibilitar aos professores de Língua (materna e estrangeira) acesso a pesquisas na área de linguagem, bem como material didático derivado dessas pesquisas, com o objetivo de revisarem sua prática pedagógica no tocante ao ensino de línguas, ainda calcado fortemente no viés prescritivista e preconceituoso;</p> <p>Difundir os estudos sobre o plurilinguismo brasileiro como forma de valorização e preservação das mais de 200 línguas faladas e escritas atualmente no Brasil;</p> <p>Criar um banco de entrevistas com entrevistas dos principais linguistas brasileiros com objetivo de reconstituir a história da linguística no Brasil;</p> <p>Se tornar espaço de divulgação dos eventos nacionais e internacionais que ocorrem anualmente na linguística.</p> <p>ISSN - 1983-6988</p> <p align="center"> </p> pt-BR linguasagem@ufscar.br (Roberto Leiser Baronas) linguasagem@ufscar.br (Lígia Menossi Araujo) Sun, 06 Aug 2023 19:23:51 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FUTURAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1614 <p>Neste artigo, objetivamos investigar as percepções de professores de línguas sobre os impactos do ensino remoto emergencial em suas práticas docentes futuras. Para tanto, analisamos as respostas de doze alunos de um curso de pós-graduação, professores de <br>línguas, a um questionário. O estudo se caracteriza enquanto uma pesquisa de natureza qualitativa (FLICK, 2009) e de cunho interpretativista (MOITA-LOPES, 1994). A pesquisa se fundamenta nos estudos sobre ensino remoto emergencial e seus desafios <br>(PAES; FREITAS, 2020) e em trabalhos acerca da formação docente em contextos de ensino remoto (OLIVEIRA; SILVA; SILVA, 2020). Os resultados evidenciaram que, apesar desse novo contexto ter gerado dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de línguas, ele também possibilitou que os professores incluíssem e aprendessem a utilizar novas ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas.</p> Letícia Vidotti dos SANTOS Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1614 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 O ETHOS DE HOMEM DE BEM DE JAIR BOLSONARO: O CANTO DA SEREIA GOVERNAMENTAL https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1612 <p>Em 2018, durante a eleição presidencial, um acontecimento histórico e discursivo fez com que <br>um candidato inusitado, filiado a um partido de menor representatividade, irrompesse como <br>principal nome da oposição ao então atual governo do PT, levando Jair Messias Bolsonaro a <br>eleger-se como presidente da República Federativa do Brasil. Tendo isso em vista, este artigo <br>objetiva compreender a construção do ethos de Bolsonaro em três de seus pronunciamentos <br>públicos, hospedados no YouTube. Mais especificamente, buscamos compreender de que modo a <br>imagem de “homem de bem” irrompeu desses enunciados, arrebatando grande parte do eleitorado <br>e, por consequência, levando-o à posição de Chefe de Estado. Para tanto, a presente investigação <br>inscreve-se na área de Análise do Discurso de orientação francesa e mobiliza, principalmente, a <br>teoria desenvolvida por Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2011, 2020) sobre a noção de <br>ethos e de cenas da enunciação.</p> Rilari Lorena de Anhaia da SILVA, Renata de Oliveira CARREON Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1612 Tue, 22 Nov 2022 00:00:00 +0000 OS RESTOS DA BELEZA NO CINEMA: O FEIO E SEUS EFEITOS DISCURSIVOS NO FILME “SEM ESSA, ARANHA”, DE SGANZERLA https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1608 <p>Fundamentado na Análise de Discurso de linha francesa, mais especificamente em <br>Michel Pêcheux (2009), e em diálogo com a Teoria Estética de T. W. Adorno (2008), a <br>partir dos conceitos de Aufklärung, indústria cultural, arte e refração, este artigo propõe <br>uma discussão em torno do efeito discursivo disruptivo da noção de “feio”, a ser <br>cotejado e analisado a partir do filme “Sem essa, Aranha”, do cineasta brasileiro<br>Rogério Sganzerla. Partimos da hipótese de que a fealdade e o escracho podem se <br>mostrar como ferramentas de concretização daquilo que o discurso iluminista prometeu, <br>mas negou: a emancipação e a autonomia do sujeito moderno.</p> João Flávio de ALMEIDA, Marco Antonio Almeida RUIZ Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1608 Tue, 22 Nov 2022 00:00:00 +0000 AS INTER-RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE COM VISTAS AO ENTENDIMENTO DO ESPERANTO NO BRASIL https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1620 <p>Neste artigo, objetivamos descrever e analisar a situação atual do esperanto no contexto brasileiro, por meio de reflexões acerca das inter-relações entre língua, cultura e sociedade, já que partirmos do pressuposto de que, para o real entendimento de uma língua, em sua condição linguística e contextual, a consideração dessas correlações é fundamental (LABOV, 2008[1972]). Para isso, com base em pesquisas bibliográfica e documental, organizamos um corpus constituído de materiais que versam sobre o esperanto no Brasil, produzidos em âmbitos discursivos diversos (acadêmico e outros). Esperamos colaborar com a bibliografia existente sobre o tema, servir como fomento a novas investigações que levem em conta o mesmo objeto e promover o conhecimento acerca do esperanto a especialistas e ao público em geral.</p> Caio Vinícius da Silva BARROS, Caroline Carnielli BIAZOLLI Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1620 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FUTURAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1650 <p>Neste artigo, objetivamos investigar as percepções de professores de línguas sobre os impactos do ensino remoto emergencial em suas práticas docentes futuras. Para tanto, analisamos as respostas de doze alunos de um curso de pós-graduação, professores de<br>línguas, a um questionário. O estudo se caracteriza enquanto uma pesquisa de natureza qualitativa (FLICK, 2009) e de cunho interpretativista (MOITA-LOPES, 1994). A pesquisa se fundamenta nos estudos sobre ensino remoto emergencial e seus desafios (PAES; FREITAS, 2020) e em trabalhos acerca da formação docente em contextos de ensino remoto (OLIVEIRA; SILVA; SILVA, 2020). Os resultados evidenciaram que, apesar desse novo contexto ter gerado dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de línguas, ele também possibilitou que os professores incluíssem e aprendessem a utilizar novas ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas.</p> Leticia Vidotti dos SANTOS, Giovanna Mollero FERNANDES Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1650 Fri, 30 Dec 2022 00:00:00 +0000 PANDEMIA DE COVID-19 E O HÁBITO DE ESCRITA DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO: APONTAMENTAMENTOS SOBRE ESCRITA E JUVENTUDES https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1615 <p>Sendo uma das parcelas da sociedade mais fragilizadas pelo histórico de negligência e falta de políticas públicas mais bem delineadas, as juventudes brasileiras se viram, em 2020, confrontadas com o quadro devastador gerado pela pandemia de COVID-19 e suas consequências sobre várias dimensões de nossas vidas. Nesse cenário, o presente artigo apresenta reflexões que buscam responder à seguinte pergunta de pesquisa: qual o impacto da pandemia de CONVID-19 no hábito de escrita de estudantes concluintes do ensino técnico de nível médio? Com base nos resultados de um estudo empírico realizado com alunos concluintes de uma escola técnica de nível médio, são apresentadas pistas sobre as perguntas e os procedimentos investigativos que nós das ciências da linguagem poderemos nos fazer e adotar – no que se refere à relação juventudes e escrita – nesse contexto pós pandêmico que já se configura aos nossos olhos.</p> Rodrigo Alves dos SANTOS, Gabriela Dutra CORDEIRO Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1615 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 UM ESTUDO DO ETHOS DE PHIONA MUTESI NA OBRA RAINHA DE KATWE, DE TIM CROTHERS: CAMINHOS E PERSPECTIVAS NA ANÁLISE DO DISCURSO https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1616 <p>Este artigo busca analisar as imagens da personagem e protagonista Phiona Mutesi na obra “Rainha de Katwe”, de Tim Crothers, publicada em 2012 e adaptada para o cinema por Mira Nair e roteiro de William Wheeler (2016). Com efeito, vemos como a protagonista, por meio de suas ações, promove deslocamentos de sentidos em torno da imagem estigmatizada da mulher, que é colocada como submissa à cultura de seu país, e ganha novos contornos a partir de sua coragem e bravura manifestadas por suas habilidades num jogo de xadrez. Logo, esse jogo, além de se mostrar como uma instância de discurso necessária para romper o preconceito, mostra-se como uma metáfora dos atos de sua resistência contra a imposição de representações cristalizadas em torno de sua feminilidade. Para nossa empreitada, empregaremos as bases fundamentadas pelos pressupostos teórico-metodológicos da análise do discurso de orientação francesa, herança de Michel Pêcheux e seu grupo no final da década de sessenta na França, em especial abordaremos o conceito de ethos discursivo promovido por Dominique Mainguenau (2008, 2010, 2011, 2020)</p> Erick Samuel Silva THOMAS, Marco Antonio Almeida RUIZ Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1616 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 O ETHOS DO HOMEM DE BEM DE JAIR BOLSONARO: O CANTO DA SEREIA GOVERNAMENTAL https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1617 <p>Em 2018, durante a eleição presidencial, um acontecimento histórico e discursivo fez com que um candidato inusitado, filiado a um partido de menor representatividade, irrompesse como principal nome da oposição ao então atual governo do PT, levando Jair Messias Bolsonaro a eleger-se como presidente da República Federativa do Brasil. Tendo isso em vista, este artigo objetiva compreender a construção do ethos de Bolsonaro em três de seus pronunciamentos públicos, hospedados no YouTube. Mais especificamente, buscamos compreender de que modo a imagem de “homem de bem” irrompeu desses enunciados, arrebatando grande parte do eleitorado e, por consequência, levando-o à posição de Chefe de Estado. Para tanto, a presente investigação inscreve-se na área de Análise do Discurso de orientação francesa e mobiliza, principalmente, a teoria desenvolvida por Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2011, 2020) sobre a noção de ethos e de cenas da enunciação.</p> Rilari Lorena de Anhaia da SILVA, Renata de Oliveira CARREON Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1617 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 OS RESTOS DA BELEZA NO CINEMA: O FEIO E SEUS EFEITOS DISCURSIVOS NO FILME “SEM ESSA, ARANHA”, DE SGANZERLA https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1618 <p>Fundamentado na Análise de Discurso de linha francesa, mais especificamente em Michel Pêcheux (2009), e em diálogo com a Teoria Estética de T. W. Adorno (2008), a partir dos conceitos de Aufklärung, indústria cultural, arte e refração, este artigo propõe uma discussão em torno do efeito discursivo disruptivo da noção de “feio”, a ser cotejado e analisado a partir do filme “Sem essa, Aranha”, do cineasta brasileiro Rogério Sganzerla. Partimos da hipótese de que a fealdade e o escracho podem se mostrar como ferramentas de concretização daquilo que o discurso iluminista prometeu, mas negou: a emancipação e a autonomia do sujeito moderno.</p> João Flávio ´de ALMEIDA, Marco Antonio Almeida RUIZ Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1618 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 ALTERAÇÕES DE MEMÓRIA, ASSOCIAÇÕES LINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1619 <p>O presente artigo apresenta um recorte de sete meses de uma trajetória de acompanhamentos longitudinais de sujeitos participantes de uma pesquisa cuja temática envolve a linguagem em meio às alterações de memória. O que se questiona é a maneira que os encontros virtuais, realizados a partir das restrições da pandemia, repercutem no acompanhamento neurolinguístico de sujeitos com diagnóstico médico de alteração de memória após eventos neurológicos. Os resultados mostram um novo olhar para os encontros virtuais que repercutem com desafios e possibilidades para os processos de análise, devendo ser vistos como um lugar de construção a partir de particularidades, especificidades de sujeitos, que vão além de condições ambientais e adversas, não estão circunscritas, para possibilitar condições para operar com a linguagem e continuar atuando com o outro e o mundo</p> Iva Ribeiro COTA, Nirvana Ferraz Santos SAMPAIO Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1619 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 AS INTER-RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE COM VISTAS AO ENTENDIMENTO DO ESPERANTO NO BRASIL https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1631 <p>Neste artigo, objetivamos descrever e analisar a situação atual do esperanto no contexto brasileiro, por meio de reflexões acerca das inter-relações entre língua, cultura e sociedade, já que partirmos do pressuposto de que, para o real entendimento de uma língua, em sua condição linguística e contextual, a consideração dessas correlações é fundamental (LABOV, 2008[1972]). Para isso, com base em pesquisas bibliográfica e documental, organizamos um <em>corpus </em>constituído de materiais que versam sobre o esperanto no Brasil, produzidos em âmbitos discursivos diversos (acadêmico e outros). Esperamos colaborar com a bibliografia existente sobre o tema, servir como fomento a novas investigações que levem em conta o mesmo objeto e promover o conhecimento acerca do esperanto a especialistas e ao público em geral.</p> Caio Vinícius da Silva BARROS, Caroline Carnielli BIAZOLLI Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1631 Tue, 01 Nov 2022 00:00:00 +0000 IDENTIDADES DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE DISCURSOS ACERCA DA REALIDADE DO/A PROFESSOR/A https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1621 <p>A carreira docente no Brasil tem estado em crise e a chegada do novo coronavírus intensificou os desafios. Com a aplicação de medidas de isolamento social, fechamento de escolas e aulas remotas, o trabalho do/a professor/a ficou em maior evidência. Assim, é objetivo deste estudo analisar tirinhas e cartoons que retratam a realidade de professores/as em tempos de pandemia e verificar como tais textos podem impactar nas identidades destes profissionais. Para isso, fizemos uso da análise de discurso crítica (ADC) e o modelo tridimensional de Fairclough (1992; 1995). As análises realizadas nos permitiram identificar que os/as autores/as/professores/as reproduziram nas publicações suas próprias realidades multifacetadas, ilustrando suas identidades pessoais para apontar o acúmulo de funções e a pouca visibilidade e valorização profissional no momento de pandemia.</p> Déborah Caroline Cardoso PEREIRA, Juliane D'ALMAS Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1621 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 PANDEMIA E FEIRA LIVRE: UMA ABORDAGEM SEMISSIMBÓLICA https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1622 <p>A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças para a cotidianidade da feira livre. Esta pesquisa busca demonstrar que a semiótica pode otimizar a compreensão dos efeitos da pandemia no universo da feira livre, utilizando-se de aspectos do enquadramento noticioso a partir de um frame ou imagem congelada do vídeo intitulado Dezenas de pessoas são flagradas sem máscara em feira livre do Guanandi - (0:07”), reportagem publicada na plataforma do YouTube no canal SBTMS. A análise desta pesquisa se fundamenta no ferramental teórico da semiótica discursiva de A. J. Greimas (1973) e seus desdobramentos a partir dos conceitos da semiótica plástica de J. M. Floch (2001) e das abordagens de A. V. Pietroforte (2019). Essa pesquisa visa depreender os sentidos produzidos no frame do vídeo, ancorado pelo título da matéria, observando as relações de homologação que constituem as relações semissimbólicas.</p> Elaine Cristina de Queiroz SILVA , Sueli Maria Ramos da SILVA Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1622 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 O PADRE PROVOCA? EFEITOS DE SENTIDO DE EROTIZAÇÃO EM COMENTÁRIOS DE INTERNAUTAS SOBRE UMA FOTO DO PADRE FÁBIO DE MELO NO INSTAGRAM https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1623 <p>Este artigo analisa doze comentários de internautas sobre uma foto que o padre Fábio de Melo publicou no dia 29 de setembro de 2021 em seu Instagram. Rapidamente, a foto obteve 4.560 comentários de internautas que apontaram sensualidade, provocação, erotização e tentação ao pecado na foto dele. Assim, através da Análise Materialista do Discurso de vertente pecheuxtiana (AD), este trabalho objetiva analisar discursivamente a foto e os comentários de internautas, como materialidades discursivas que apontam para a historicidade constitutiva pela exterioridade. Mobilizaremos, em nosso gesto de leitura e interpretação, as noções conceituais de efeitos de sentido, posição-sujeito e formações imaginárias. Tendo em vista os aspectos analisados, dentre os resultados, este trabalho verificou que algo funciona diferente na formação discursiva de padre, ocupada por Fábio de Melo.</p> Dalexon Sérgio Da Silva, Maria Do Carmo Gomes Pereira CAVALCANTI Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1623 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 A DRAG SONG OF FREEDOM: 'INDESTRUTÍVEL' AS AN LGBTQIA+ FEATURE https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1624 <p>Based on the Semiotics theory by Greimas, this paper aims to analyze the lyrics of the song Indestrutível (Indestructible), by the Brazilian drag queen singer Pabllo Vittar released in 2018. Violence against LGBTQIA+ population is a reality in Brazil and around the world. The song takes inspiration against this backdrop, and we mainly based on the generative trajectory, we will analyze its lyrics. In it, we seek to observe how the meaning of being indestructible is constructed and what are the enunciative strategies used at each of its levels. At the fundamental level we identify the minimal pair of axiological opposition freedom vs. oppression. Then, at the narrative level we infer the processes of narrative construction around the desire for freedom and its abstract forms. Finally at the discursive level we analyzed whether there is a conjunction of the subject with the desired euphoric values based on the elements of enunciation.</p> Robert Moura Sena GOMES Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1624 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 MÍDIA E MEMÓRIA NOS DISCURSOS DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL DA ATUALIDADE https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1632 <p>Analisamos, aqui, a discursivização de casos de intolerância religiosa na mídia, a fim de verificar quais memórias e relações de sentido estão em funcionamento em um conjunto de dados constituído por notícias e reportagens veiculadas na Internet. Os resultados indicam que há, nos textos analisados, a espetacularização de casos de intolerância religiosa, o que ocorre por meio de manchetes com tom alarmante, apresentação de números elevados de casos, ou ainda, indicação de altas porcentagens nas ocorrências registradas. Além disso, os casos relatados na mídia estão, em alguma medida, relacionados às condições de produção, que refletem, entre outras coisas, o atual momento político do Brasil. Contatamos, ainda, que a espetacularização midiática permite também a emergência de uma memória de resistência à intolerância religiosa e ao racismo.</p> Edvania Gomes da SILVA, Rahíssa de Azevedo GOMES, Talita Souza FIGUEREDO Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1632 Tue, 01 Nov 2022 00:00:00 +0000 UMA LEITURA SEMIÓTICA DO TEXTO BÍBLICO DE ECLESIASTES 9.10 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1635 <p>O presente artigo tem por objetivo analisar o texto bíblico de Eclesiastes 9.10 usando a semiótica discursiva como método de interpretação, tendo como principal referencial teórico os conceitos dos estudiosos Diana Barros e Denis Bertrand. A finalidade é compreender o sentido do texto e as estruturas utilizadas para a significação e, assim, demonstrar a possibilidade e a utilidade do uso das ferramentas semióticas discursivas no texto das Escrituras Sagradas. Pretende-se observar se os conceitos oriundos da semiótica discursiva oferecem uma base para esse empreendimento a partir da análise do texto proposto. A análise será feita seguindo o “percurso gerativo de sentido”. Por fim, de acordo com a análise realizada, será concluído que de fato essa semiótica atende os objetivos pretendidos de compreensão do sentido textual e de seus mecanismos de significação.</p> Humberto Marcos BALANIUC Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1635 Tue, 01 Nov 2022 00:00:00 +0000 O CONVÍVIO DEMOCRÁTICO: A FUNÇÃO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1652 <p>O convívio democrático: a função da escola na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos – EJA é o tema desta escrita. Apresenta-se o seguinte problema: Como é possível os pais, alunos, professores e toda a comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental Marc Thein em Mairi/Ba, participarem efetivamente do processo de democratização da gestão em EJA? Como objetivo principal busca se analisar a participação dos pais, alunos, professores e comunidade escolar no âmbito educativo como processo de construção de autonomia, participação efetiva e gestão democrática. São objetivos específicos: identificar os obstáculos enfrentados pelos diversos segmentos (pais, alunos, professores e comunidade escolar) no processo de democratização do espaço escolar; observar se há condutas repressoras de gestores da EJA que dificultam a participação de todos os segmentos na convivência democrática. Freire,Viera e Gadotti foram os autores principais. A abordagem é a qualitativa com pesquisa exploratória de campo. Conclui-se que ainda há relações cotidianas baseadas em condutas repressoras e autoritárias.</p> Ana Patrícia FALCÃO Copyright (c) 2023 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1652 Thu, 12 Jan 2023 00:00:00 +0000 O ETOS E O PATOS DA MULHER NO ROMANCE A LETRA ESCARLATE: UM OLHAR PELA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DO CÍRCULO DE BAKHTIN E PELA RETÓRICA DE ARISTÓTELES https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1656 <p>Este trabalho objetiva investigar a construção discursiva do caráter e das paixões da mulher no romance A letra escarlate. Para tanto, está fundamentada nos conceitos de etos e patos da Retórica de Aristóteles, bem como nos da Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin. Metodologicamente, o estudo foi conduzido pelas diretrizes da pesquisa qualitativointerpretativista e do Método Sociológico. O corpus consta de fragmentos retirados dos capítulos 2, 3, 4 e 18 do romance. Como resultado, concluímos que, discursivamente, o etos da mulher é construído tanto pelas valorações puritanas como por outras de ordem mais moderna, que constituem o caráter da personagem. Quanto ao patos, a imagem é criada para ressaltar o conjunto de sentimentos marcados pelo amor, medo, culpa e compaixão.</p> Hacmone Barbosa FERREIRA, Antonio Flávio Ferreira de OLIVEIRA Copyright (c) 2023 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1656 Thu, 12 Jan 2023 00:00:00 +0000 Beijando a fria lata da cerveja https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1625 <p>E amanhã, bem eu sei, estarei sozinho,<br>afogando-se nas reminiscências<br>dessa vida pérfida e sádica<br>que sem piedade e misericórdia,<br>torturou-me e comeu minhas vísceras<br>como uma corja de urubus famintos.</p> Higor Lima da SILVA Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1625 Fri, 10 May 2024 00:00:00 +0000 A coordenadora tateia https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1611 <p>A coordenadora tateia.<br>– Pai, sua filha apresenta problemas.<br>– Para quem?<br>A coordenadora reformula.<br>– Pai, sua filha… tem problemas.<br>– Ótimo. É importante.<br>A coordenadora contorna.<br>– Pai, temos que solucionar problemas.<br>– Mas não são dela?</p> Rafael Sarto MULLER Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1611 Tue, 22 Nov 2022 00:00:00 +0000 Beijando a fria lata da cerveja https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1627 <p>E amanhã, bem eu sei, estarei sozinho,<br>afogando-se nas reminiscências<br>dessa vida pérfida e sádica<br>que sem piedade e misericórdia,<br>torturou-me e comeu minhas vísceras<br>como uma corja de urubus famintos.</p> Higor Lima da Silva Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1627 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 A coordenadora tateia https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1626 <p>A coordenadora tateia.<br>– Pai, sua filha apresenta problemas.<br>– Para quem?</p> <p><br>A coordenadora reformula.<br>– Pai, sua filha… tem problemas.<br>– Ótimo. É importante.</p> <p><br>A coordenadora contorna.<br>– Pai, temos que solucionar problemas.<br>– Mas não são dela?</p> Rafael Sarto Muller Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1626 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 Fogos-fátuos https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1628 <p>Nestes tempos<br>tudo se queima.<br>E queima.<br>Queimam-se institutos, escolas,<br>arquivos, bibliotecas, livros, museus.<br>Grandes fogueiras para esquecer fracassos,<br>serenar a razão e encorajar as ignorâncias.</p> Gustavo Tanus Cesário de Souza Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1628 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 Omisso Tempo https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1629 <p>Há um quadro acuado na parede da sala<br>o sofá da dor se atira verticalmente<br>para os horizontes escondidos pela janela da frente.<br>Enquanto o sol nasce, ela já descansa<br>pousada na cadeira que sozinha balança<br>cansada nervosa omissa demente.<br>A água no fogo começa a ferver<br>– há solidão também nos outros cômodos –<br>como presa que se entrega sem defesa.</p> Roberto Remígio Florêncio Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1629 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 E a outra? https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1630 <p>De primeira furaram a orelha<br>De boneca em boneca <br>E só de boneca<br>Impuseram-lhe o cuidado</p> <p><br>Sem permissão para tocar ou conhecer seu sexo<br>Estava fadada a momentos de eterno tédio <br>Na companhia daquele páfio<br>Quando poderia cultuar estrelas</p> Viviane Quenzer Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1630 Mon, 28 Nov 2022 00:00:00 +0000 UMA LEITURA SEMIÓTICA DO TEXTO BÍBLICO DE ECLESIASTES 9.10 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1634 <p>O presente artigo tem por objetivo analisar o texto bíblico de Eclesiastes 9.10 usando a semiótica discursiva como método de interpretação, tendo como principal referencial teórico os conceitos dos estudiosos Diana Barros e Denis Bertrand. A finalidade é compreender o sentido do texto e as estruturas utilizadas para a significação e, assim, demonstrar a possibilidade e a utilidade do uso das ferramentas semióticas discursivas no texto das Escrituras Sagradas. Pretende-se observar se os conceitos oriundos da semiótica discursiva oferecem uma base para esse empreendimento a partir da análise do texto proposto. A análise será feita seguindo o “percurso gerativo de sentido”. Por fim, de acordo com a análise realizada, será concluído que de fato essa semiótica atende os objetivos pretendidos de compreensão do sentido textual e de seus mecanismos de significação.</p> Humberto Marcos BALANIUC Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1634 Tue, 01 Nov 2022 00:00:00 +0000 RESENHA: RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyana de Mattos Moura (Org.). Tecnologias digitais e escola. São Paulo: Parábola, 2020. https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1586 <p>O livro “Tecnologias digitais e escola”, organizado pelas autoras Ana Elisa <br>Ribeiro e Pollyana de Mattos Vecchio, é uma publicação resultante de profundas <br>reflexões em contextos emergenciais de pandemia em torno do projeto de extensão “aula <br>aberta”</p> Elenilza Maria de Araújo Sousa Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1586 Thu, 17 Nov 2022 00:00:00 +0000 Apresentação Linguasagem – Vol. 42 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1613 <p>Com grande satisfação entregamos ao grande público este volume 42 da Revista <br>Linguasagem. Neste volume ainda publicamos artigos centrados na temática da <br>Pandemia, bem como textos referentes ao número corrente da revista e um conjunto de <br>textos literários inéditos de autorias variadas.</p> Marcelo Rocha Barros Gonçalves, Lígia Mara Boin Menossi de Araújo, Viviane Quenzer, Robert Moura Sena Gomes, Emely Larissa Dos Santos, Lívia Maria Falconi Pires Copyright (c) 2022 https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1613 Fri, 25 Nov 2022 00:00:00 +0000