ESTANDARTES DE DIREITOS HUMANOS, TRAMAS DE UM DISCURSO

Autores

  • Lucília Maria ABRAHÃO E SOUSA USP
  • Karen Gabriela POLTRONIERI USP
  • Melissa Frangella LOZANO USP
  • Paulo Henrique APOLINÁRIO USP

Resumo

Neste artigo, à luz da teoria discursiva proposta por Michel Pêcheux, objetivamos analisar um recorte da exposição temporária de comemoração dos três anos do Museu do Amanhã, que teve como foco os trabalhos de sujeitos- criança que moram ou estudam na região portuária do Rio de Janeiro. O tema da exposição - Direitos Humanos – tomou o museu poucos meses depois de a vereadora Marielle Franco ser executada em uma via pública da capital fluminense, o que coloca em curso os efeitos do que está silenciado quando os documentos oficiais inscrevem vida, direito e liberdade como evidentes. Mobilizamos os conceitos de discurso, memória, sujeito e ideologia para analisar os sentidos produzidos em/por estandartes coloridos, nos quais funcionam contradições, rangem silêncios e significam de modo opaco a Declaração dos Direitos humanos e os seus efeitos no Rio de Janeiro de hoje.

Referências

ARAÚJO; MELLO. Flávio Bolsonaro homenageou sete colegas suspeitos de integrar guarnição da morte. 2019. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/flavio-bolsonaro-homenageou-sete-colegas-de-suspeito-de-integrar-guarnicao-da-morte-23424537>. Acesso em 20 maio 2019.

BOBBIO, N. Dicionário de política. 11. ed. Brasília: Editora UNB, 1998.

BRASIL, C. Rio terá grupo de trabalho para apurar violações de direitos humanos, 2019. Disponível em: < http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2019-04/rio-tera-grupo-de-trabalho-para-apurar-violacoes-de-direitos>. Acesso em 25 de maio de 2019.

GIUSTI, I. Por que a comunidade LGBTQIA+ precisa de tantas letrinhas?. 2017. Disponível em: < https://medium.com/@Irangiusti_/porque-a-comunidade-lgbtqia-precisa-de-tantas-letrinhas-5e1a5e7381c3 >. Acesso em: 29 abr. 2019.

GONÇALVES, G. A criança como sujeito de direitos: limites e possibilidades. REUNIÂO CIENTÌFICA REGIONAL DA ANPED, UFPR. Curitiba, 2017.

MANSO, B. L. C. Museu do Amanhã: uma nova proposta de museu de ciência? Tese (Tese em ciência da informação) – UFRJ. Rio de Janeiro. 2018.

MUSEU DO AMANHÃ. Museu do Amanhã. 2019. Disponível em: < https://museudoamanha.org.br/ >. Acesso em: 28 abr. 2019.

ORLANDI, E. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 7 ed. Campinas: Pontes, 2009.

ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

PÊCHEUX, M. Papel da Memória. In: PÊCHEUX, Michel. Papel da Memória. Campinas: Pontes Editores, 1999.

PFEIFFER, C. C. Cidade e Sujeito escolarizado. In: ORLANDI, E. (org.) Cidade atravessada: os sentidos públicos no espaço urbano. Campinas: Pontes, 2001.

RIBEIRO, D. Quem tem medo do feminismo negro. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Downloads

Edição

Seção

Artigos