A SIGNIFICAÇÃO DO MARCADOR DE REPENTE: UMA ABORDAGEM OPERATÓRIA

Autores

  • Fatima Graziele de SOUZA UNEMAT
  • Albano DALLA PRIA UNEMAT

Resumo

Nosso objetivo, neste trabalho, é o estudo da locução adverbial “de repente” como marcador de operações enunciativas. Para tanto, fundamentamos a reflexão na proposta de Antoine Culioli, mentor da Teoria das Operações Predicativas Enunciativas (CULIOLI, 1990, 1999a, 1999b). Propomos, observar os processos de construção de significação para “de repente” resultantes das interações do termo linguístico com outros. Nesse caso, buscamos visualizar as operações realizadas durante o processo de estabilização da significação com “de repente”. Por meio dos procedimentos de reformulação, pudemos esboçar um sistema de representação metalinguística para o funcionamento do marcador e observar como esse termo linguístico é apreendido pelo sujeito como forma interpretável. Observamos que “de repente” atua como marcador de reversibilidade, reorientando o projeto de existência de representação.

Referências

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation: domaine notionnel. Paris: Ophrys, 1999b. Tomo 3.

_______. Pour une linguistique de l’énonciation: formalisation et opérations de repérage. Paris: Ophrys, 1999a. Tomo 2.

_______. Pour une linguistique de l’énonciation: opérations et représentations. Paris: Ophrys, 1990. Tomo 1.

________. Variations sur la linguistique. Entretiens avec Frédéric Fau. Préfaces et notes de Michel Viel. Paris: Klincksieck, 2002.

CUNHA, C. F. Gramática de base. 2. ed. Rio de Janeiro: Fename, 1981.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

FERREIRA, A. B. H. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FRANCKEL, J. J, PAILLARD, D. Aspectos da teoria de Antoine Culioli. In: VOGÜÉ, S. de. et al. Linguagem e enunciação: representação, referenciação e regulação. São Paulo: Contexto, 2011.

FLORES, V. do N. et al. Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.

PRIA, A. D. Para um redimensionamento do estudo do adjetivo: os processos enunciativos de variação semântica de “falso”. 124 f. Doutorado (Tese em Linguística e Língua Portuguesa). Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara: SP, 2009.

PRIA, A. D.; KARIM, T. M. A determinação semântica de falso como gesto de dúvida (modalidade) e de bloqueio (alteridade) no acontecimento enunciativo. In: Linguagem: Estudos e Pesquisas, v. 22, p. 287-303, 2018.

RAUBER, A. L; DEFENDI, C. L. A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa. In: Anais do SIELP. v. 1, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2011. p. 131-141.

REZENDE, L. M. Atividade Epilinguística e o Ensino de Língua Portuguesa. In: Revista do GEL, São José do Rio Preto, v.5, n.1, p.95-108, 2008.

________. Léxico e gramática: aproximação de problemas linguísticos com educacionais. 320 f. Tese (Livre docência) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara: SP, 2000.

________. Operações da linguagem e algumas construções nominais. In: Alfa. São Paulo, 46: p.111-127, 2002.

SOUZA, F. G. Estudo do marcador DE REPENTE sob o enfoque da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. 104 f. Mestrado (Dissertação em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade do Estado de Mato Grosso Cáceres: MT, 2018.

ZAVAGLIA, A. Pequena introdução à teoria das operações enunciativas. 2. ed. São Paulo: Humanitas, 2016.

Downloads

Edição

Seção

Artigos