A MARCAÇÃO DE PLURAL NO SINTAGMA VERBAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Autores

  • Gildo Antonio MOURA JUNIOR UFU
  • Elisete Maria de Carvalho MESQUITA UFU

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar a marcação de plural – concordância verbal - a partir dos princípios da marcação de Givón (1995), que difere grupos marcados de não marcados.  Visando a atingir o objetivo proposto, coletamos e analisamos 66 textos produzidos por alunos de diferentes etapas da Educação Básica. A escolha desse universo de pesquisa se deve ao fato de hipotetizarmos que quanto maior o grau de escolaridade, menor a ocorrência de grupos não marcados. Assim, tendo em conta tanto o objetivo definido quanto a metodologia desta pesquisa, utilizamos como base teórica estudos realizados por Givón (1995), Bechara (1991), Soares (2002), Neves (1997) e, em momentos oportunos, estabelecemos um diálogo com alguns princípios da sociolinguística variacionista, que também considera as situações que propiciam a não marcação do plural no verbo. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir com os estudos que tratam de questões da marcação relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa.

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