A FOLIA DO AIRI EM MONTE ALEGRE-PA: RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA, CULTURA E IDENTIDADE

Autores

  • Alessandra Maria de MESQUITA UFOPA

Resumo

O objetivo desse artigo é estudar as relações entre sujeito, língua, cultura e identidade presentes na manifestação cultural da Folia do Airi em Monte Alegre-PA. Trata-se de um estudo bibliográfico e etnográfico subsidiado em Severo (2015) e Freitag (2015). A parte teórica visa discutir acerca da língua como prática social e a pesquisa faz uma descrição da Folia do Airi, apresenta a interseção entre língua, cultura e identidade nessa manifestação cultural, com a pretensão de contribuir no registro de práticas sociais do município de Monte Alegre, Pará.

Referências

CHAUI, Marilena. Cultura e democracia. Revista latinoamericana de Ciências Sociais. Ano 1, nº 1 (jun. 2008 ). Buenos Aires: CLACSO, 2008. ISSN 1999-8104.

FREITAG, Raquel Meister Ko.; SEVERO, Cristine, Gorski (Org). Mulheres, Linguagem e Poder - Estudos de Gênero na Sociolinguística Brasileira. São Paulo: Blucher, 2015.

LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. SP: EPU, 1986.

MONTE ALEGRE-PA. Lei Nº 5.093/2017. Considera como patrimônio cultural imaterial do município de Monte Alegre, Estado do Pará a Folia do Airi e adota outras providências. Monte Alegre-PA, 2017.

MONTE ALEGRE-PA. Lei Nº 003/2017. Considera como patrimônio cultural imaterial do município de Monte Alegre, Estado do Pará a Folia do Airi. Monte Alegre-PA, 2017. Autoria da vereadora Lúcia Braga.

Downloads

Edição

Seção

Artigos