SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO CRÔNICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO QUE PROCURA ALIAR O TRABALHO COM LITERATURA, ANÁLISE LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM SALA DE AULA

Autores

  • Liliane PEREIRA

Resumo

Com base na  premissa  de que as mediações formativas se constituem de práticas letradas específicas, orientadas para a interação social e para as atividades de linguagem que as configuram,  assim como  para a apropriação de saberes sobre a língua e seu funcionamento temos evocado  a noção de gênero textual  como viés para atravessar os conteúdos estruturados  nos tópicos das Matrizes Curriculares de Referência (MCR), base para os Descritores do conteúdo a ser aferível por meio dos instrumentos de avaliação utilizados no SAEB e na Prova Brasil  (BRASIL, 2005).  Nesse contexto de valorização dos gêneros textuais como objetos mediadores do ensino e aprendizagem, buscamos validar, em um contexto de escola pública, a engenharia didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009), consubstanciada nos instrumentos sequência didática e listas de constatações.

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