A MESCLAGEM CONCEPTUAL E A RESSIGNIFICAÇÃO DE CONSTRUCTOS ANTAGÔNICOS: ANALISANDO UMA PROPAGANDA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Cláudio Ricardo CORRÊA

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar uma propaganda da Amil – com recomendações “médicas” aparentemente antagônicas – que foi veiculada na televisão brasileira, em 2020, durante a pandemia de COVID-19. A análise foi feita segundo o arcabouço teórico da Teoria da Mesclagem Conceptual (Fauconnier e Turner, 2002). Optou-se por este modelo teórico, tendo em vista que ele nos ajuda a compreender como se processa a construção de sentidos em textos polissêmicos. O anúncio institucional da empresa médica, por provocar uma violação de expectativas, causou “estranheza” nos telespectadores, mas mesmo assim, foi possível compreender seu conteúdo paradoxal. Daí o interesse em descobrir como isso ocorreu. Os resultados da aplicação do referido modelo teórico são apresentados neste estudo.

Palavras-chave: Mesclagem conceptual; Espaços mentais; Contexto; Pandemia de COVID-19.

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COVID-19: uma pandemia sob o olhar das ciências da linguagem