DISCURSO E REPRESENTAÇÃO NA MÍDIA: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA ACERCA DOS SUJEITOS “INVISÍVEIS” NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

Autores

  • Ana Priscila Holanda de ANDRADE
  • Marco Antônio Lima do BONFIM
  • Ana Maria Pereira LIMA

Resumo

Este artigo objetiva investigar como os sujeitos sociais são representados lexicalmente em uma reportagem do portal G1 que aborda sobre os invisíveis no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil, analisando o uso desse termo e demais palavras que corroboram para a constituição de sentidos no discurso midiático. Embasamos-nos nas contribuições da Análise de Discurso Crítica Faircloughiana, selecionando o significado representacional, e suas categorias analíticas: significado de palavras e representação de atores sociais. Os resultados evidenciaram uma construção representacional constituída por uma recorrência gradativa de expressões ou palavras que remetem a uma carga ideológica de negatividade, reduzindo os sujeitos sociais a uma condição permanente de invisíveis, tanto que os sujeitos são inseridos no texto por uma construção sintática que os coloca na posição de passivos. Além disso, são referenciados por termos no plural, expressando coletividade, ofuscando assim, a identidade desses sujeitos sociais.

Palavras-chave: Análise de Discurso Crítica; Discurso; Representação; Ideologia.

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COVID-19: uma pandemia sob o olhar das ciências da linguagem