O CONVÍVIO DEMOCRÁTICO: A FUNÇÃO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Autores

  • Ana Patrícia FALCÃO

Resumo

O convívio democrático: a função da escola na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos –EJA é o tema desta escrita. Apresenta-se o seguinte problema: Como é possível os pais, alunos, professores e toda a comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental Marc Thein em Mairi/Ba, participarem efetivamente do processo de democratização da gestão em EJA? Como objetivo principal busca-se analisar a participação dos pais, alunos, professores e comunidade escolar no âmbito educativo como processo de construção de autonomia, participação efetiva e gestão democrática. São objetivos específicos: identificar os obstáculos enfrentados pelos diversos segmentos (pais, alunos, professores e comunidade escolar) no processo de democratização do espaço escolar; observar se há condutas repressoras de gestores da EJA que dificultam a participação de todos os segmentos na convivência democrática. Freire,Viera e
Gadotti foram os autores principais. A abordagem é a qualitativa com pesquisa exploratória de campo. Conclui-se que ainda há relações cotidianas baseadas em condutas repressoras e autoritárias.

Palavras-chave: Educação; EJA; Convívio democrático.

Downloads

Edição

Seção

Artigos