“OH! HAPPY DAY!”: ANÁLISE DE UM DISCURSO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Debbie Mello Noble UFRGS

Resumo

Neste trabalho, me propus a investigar os discursos que compreendem dois filmes da campanha publicitária Fiat Grand Siena 2013, denominados Margarina e Plano de Celular, a partir de noções da Análise do Discurso (AD) fundada por Michel Pêcheux. Compreendendo que a AD vai muito além de uma análise de conteúdo e observando os discursos por meio de suas relações com a exterioridade, busquei analisar o caráter sócio-histórico e ideológico dos discursos da campanha da Fiat, e desconstruir seu percurso criativo por meio da observação das condições de produção e das formações ideológicas e discursivas em que se inserem. Além disso, analiso de que forma as noções de memória e interdiscurso podem contribuir na construção de sentidos. O percurso percorrido neste trabalho vem confirmar importantes reflexões sobre a sociedade em que vivemos, na qual a publicidade ganha ainda mais força à medida que a posse de determinadas mercadorias, como o automóvel, passa a significar obtenção de felicidade.

Biografia do Autor

Debbie Mello Noble, UFRGS

Mestranda em Estudos da Linguagem - Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas pelo PPG Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bolsista CAPES/FAPERGS.

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Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Monografias