NOS ESPAÇOS DO TEMPO: Uma análise da memória da infância nos poemas Profundamente e Infância

Autores

  • Anielle Bruna Fonseca Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo pretende analisar comparativamente a representação da memória da infância em dois poemas de dois dos poetas mais relevantes da história e estética literária brasileira. Os poemas escolhidos são Infância, de Carlos Drummond de Andrade, e Profundamente, de Manuel Bandeira. Antes de analisar os poemas, é traçado um breve panorama sobre o Modernismo no Brasil, a atuação desses dois poetas no movimento, a abordagem da temática da memória e da infância no Modernismo. Para falar de memória, o trabalho se reporta a Bosi (1994), e para tratar do Modernismo e desses dois poetas, serão utilizadas considerações de Brito (1978), Coutinho (1986) e outros.

Biografia do Autor

Anielle Bruna Fonseca Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Letras - Português e suas literaturas, da UFRN.

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3.ed. São Paulo: Companhia de Letras, 1994.

BRITO, Mário da Silva. História do Modernismo brasileiro: antecedentes da Semana de Arte Moderna. 5ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1978. (Coleção Vera Cruz).

CANDIDO, Antonio. Inquietudes na poesia de Drummond. In: ______. Vários Escritos. 2ed. São Paulo: Duas Cidades, 1977.

CAVALCANTI, Luciano Marcos Dias. Dois poetas e o motivo da infância: Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 3, p.x-y, fev. 2008.

COUTINHO, Afrânio; COUTINHO, Eduardo de Faria. A literatura no Brasil: v.1. Preliminares e generalidades; v.4. Era modernista. 3. Ed. Rio de Janeiro; Niterói: José Olympio; Universidade Federal Fluminense, 1986.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Trajetórias de uma poesia. In. BRAYNER, Sônia (Org.) Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1980, p. 142- 157. (Coleção Fortuna Crítica).

SANTIAGO, Silviano. Introdução. In. DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar S.A., 2002. p. 13 – 51.

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Artigos