COVID: AS REAÇÕES DO SER HUMANO FACE ÀS PANDEMIAS SEGUNDO TEXTOS LITERÁRIOS

Autores

  • Ida Lucia Machado

Resumo

Neste artigo ressaltamos alguns escritos vindos da literatura, para mostrar que sempre houve catástrofes e mortes ocasionadas por vírus diversos, no mundo. Trabalhamos assim com a interpretação discursiva de nove trechos oriundos de três narrativas fictícias e de uma outra que oscila entre a história real e a ficção para comprovar a seguinte hipótese: o comportamento do ser humano é (mais ou menos) sempre o mesmo. De um lado existem pessoas responsáveis e do outro, pessoas que vivem em um eterno carpe diem.  Verificamos como uma pandemia (ou uma doença altamente contagiosa) narrada por escritores de ficção leva-nos a desvelar dados importantes e reais sobre o absurdo da existência humana, assim como também outros ligados à história social e aos abusos políticos de determinados países. Há enfim muita similitude entre esses escritos e o que vemos/vivemos hoje com a pandemia da covid.

Referências

CAMUS, A. La Peste. Paris : Gallimard, 1947.

CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de l’expression. Hachette, 1992.

CYRULNIK, B. y CAPDEVILA, C. Diálogos. Barcelona: Gedisa Editorial, 2017. Formato E-book.

DE PAULA, Marcelo Ferraz. Reflexões em torno da ‘peste da insônia’ em Cem anos de solidão. In: Acta Scientiarum Language and Culture, Universidade Estadual de Maringá, Brasil. vol. 40, 2018. Disponível em: http://www.redalic.org/articulo .oa?Id=3074583055008

MACHADO, Ida Lucia. A Ironia. Coimbra: Grácio Editor, 2018.

GARCIA MARQUEZ, Gabriel. Cent ans de solitude. Traduit de l’espagnol (Colombie) par Claude et Carmen Durand. Paris : Éditions du Seuil, [1967] /1995.

LONDON, Jack. A morte escarlate. Tradução Alice Klesck. São Paulo: Edição Escotilha NS, 2019.

TEULÉ, Jean. Entrez dans la dance. Paris : Julliard, 2018.

UJVARI, Stefan Cunha. História das epidemias. Contexto: São Paulo, 2020.

WALLER, John. Les danseurs fous de Strasbourg. Paris: Nuée Bleue, 2008.

WESSBECHER, Louise. En 1518, une étrange épidémie de danse a contaminé des centaines de personnes à Strasbourg. In: https://www.rue89strasbourg.com/strasbourg-epidemie-de-danse-de-1518-143726 (consultado dia 15 de janeiro de 2021).

Downloads

Publicado

2021-02-08