O IMAGINÁRIO DE CRIANÇA PELA DUPLA PALAVRA CANTADA

Autores

  • Maria Beatriz Ribeiro PRANDI-GONÇALVES

Resumo

A dupla “Palavra Cantada” está no mercado musical infantil brasileiro desde 1994, produzindo canções infantis, sejam elas autorais, regravações ou releituras, proporcionando uma memória sobre ser criança nos dias atuais. Considerando as condições de produção em que certos sentidos sobre o sujeito-criança são produzidos na contemporaneidade, temos como objetivo, neste artigo, compreender os jogos de imagens e regras de projeção que se dão nessa relação entre a dupla e o público, a partir da relevância que a dupla possui no cenário infantil musical brasileiro. Para tanto, nos filiamos aos procedimentos teórico-analíticos da Análise do discurso (AD) de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, tomando em atenção o movimento concomitante entre teoria e gesto analítico, a fim de melhor desvelarmos os modos de funcionamento da ideologia nesses dizeres. O modo como os dizeres significam no discurso e suas regularidades, a partir das canções selecionadas para nossa análise, levaram-nos a compreender o processo discursivo que indica para qual público a dupla compõe, bem como nos permitiu refletir sobre como a Palavra Cantada mantém os sentidos estabilizados sobre ser criança na contemporaneidade.

Referências

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