A DITADURA EM DISCURSO NO MEMORIAL DA RESISTÊNCIA: HISTÓRIA E MEMÓRIA

Autores

  • Marco Antonio Almeida RUIZ
  • Melissa Frangella LOZANO
  • Paulo Henrique APOLINÁRIO

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre os desdobramentos do funcionamento da memória e da constituição da voz institucional em espaços museológicos. Ou seja, promovemos um gesto de leitura que (re)visita o papel da memória instaurado nos discursos do Memorial da Resistência, materializados pelo seu acervo permanente e exposições; com isso, observamos tal “lugar de memória” como resistência política após o período da ditadura cívico-militar brasileira. É, pois, olhar o dito narrado da constituição da história para criar novas ressignificações da violência sofrida por homens e mulheres à época, é observar, assim, um espaço que carrega consigo memórias duras de sofrimento e angústia como um espaço de museu, transformando, de certo modo, a memória do horror em midiatização. Nosso corpus de análise será composto por uma entrevista concedida pela coordenadora do Memorial, Marília Bonas, mobilizando a teoria discursiva, tais como: memória, condições de produção e discurso.

Referências

DAVALLON, J. A imagem, uma arte de memória? In: ACHARD, P. (org.). Papel da memória. Campinas: Pontes, 2010.

MALDIDIER, D. Michel Pêcheux: une tension passionnée entre la langue et l’histoire. In: Histoire et linguistique. Paris: Éditions de la Maison des Sciences de l’Homme, 1984.

MARIANI, B. O PCB e a imprensa: os comunistas no imaginário dos jornais 1922 - 1989. Campinas: Editora Unicamp; Rio de Janeiro: Revan, 1998.

Memória. In: Dicionário Michaelis online. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=3wQeZ. Acesso em 12 jul. 2020

NUNES, J. H. Introdução. In: ACHARD, P. (org.). Papel da memória. Campinas: Pontes, 2010.

ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007a.

ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10. ed. Campinas: Pontes, 2007b.

ORLANDI, E. Segmentar ou recortar. Série Estudos. Linguística: Questões e Controvérsias. Nº 10. Faculdades Integradas de Uberaba, 1984.

PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. (org.). Papel da memória. Campinas: Pontes, 2010.

PECHÊUX. M. Semântica e Discurso: uma crítica a afirmação do óbvio. Campinas, Editora da Unicamp, 2014.

ROBIN, R. A memória saturada. Campinas: Editora da Unicamp; 2016.

SOUSA, L. M. A; RUIZ, M. A. A.; ALMEIDA, J. F.; BASTOS, G. Memória em funcionamento no discurso: o futuro em exposição. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 62, e020002, 2020. doi: 10.20396/cel.v62i0.8655864

Downloads