AUTORIA E RESISTÊNCIA EM FANFICS: AVALIAÇÕES E NOTAS ESCOLARES EM DISCURSO

Autores

  • Soraya Maria Romano PACÍFICO
  • Beatriz Borges de CARVALHO

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar a autoria em duas fanfics retiradas da plataforma “Spirit Fanfics e Histórias”, cujos personagens discursivizam sobre notas escolares; uma delas é a fanfic“Poxa, Sakura!”, a partir da qual analisaremos o discurso do personagem sujeito-aluno; a outra, “Super-robôs não te deixam colar na prova”, em que analisaremos o discurso do personagem sujeito-professor sobre o processo de correção das avaliações. A Análise do Discurso pecheuxtiana fundamenta nosso percurso teórico-analítico, e, com base nessa teoria mobilizamos os conceitos de discurso, formação imaginária, formação discursiva e memória discursiva, pois entendemos que o sujeito ocupa a posição discursiva de autor ao projetar uma imagem de si, do interlocutor e do referente, o que se dá pelo acesso à memória que atualiza o dizer e possibilita ao autor realizar gestos de interpretação e a produção de outros sentidos. Neste trabalho, interessa-nos os sentidos produzidos pelo sujeito-autor para os sujeitos-personagens das fanfics analisadas. Nossas análises indicam que a autoria nas fanfics é uma forma de resistência, tanto em relação à linguagem, que não se prende às normas gramaticais, tampouco à linguagem formal encontrada na maioria dos textos lidos em sala de aula, quanto em relação ao processo discursivo, em que o sujeito-autor constrói o intradiscurso assumindo uma posição de enfrentamento diante dos discursos dominantes sobre as notas escolares, no século XXI. Nesse movimento, o sujeito-autor dá visibilidade à contradição que se manifesta na língua e (d)enuncia a luta de classes, neste caso, entre professores e alunos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CAMARGO, Ana Rosa Leme; ABREU, Ana Silvia Couto de. Fanfics: identidade e questões de autoria na convergência midiática digital. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA 2013. Anais do SILEL Uberlândia, v. 3, n. 1, 2013.

FOUCAULT, M. O que é um autor? Tradução: Marcia Gatto e Clarice Gatto. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/Ciencias.Linguagem/L3FoucaultAutor.pdf. "Qu'est-ce qu'un auteur?". in Bullelin de Ia Société Française de Philosophie, 63e année, n.o 3. juillet-septembre 1969, pp. 73-95 (suivi d'une discussion: pp. 96-104).

GINZBURG, Carlos. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, Carlos. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179. Tradução de: Federico Carotti.

GRIGOLETTO, E.; AGUSTINI, C. A autoria na escrita de adolescentes: interfaces entre o virtual e o escolar. In: INDURSKY, F; FERREIRA, M.C.L.; MITTMANN, S. (org.) O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras. São Carlos: Claraluz, 2009, p. 369-380.

JAMISON, Anne. Fic: por que a fanfiction está dominando o mundo. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

LAGAZZI-RODRIGUES, S. Texto e autoria. In: ORLANDI, E.P.; LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy (Orgs.) Discurso e textualidade. Campinas: Pontes, 2006, p. 81-103.

ORLANDI, Análise do discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2005.

ORLANDI, As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4 ed. Campinas: Pontes, 1996.

PACÍFICO, Soraya Maria Romano (org.). Professor e autoria: interpretações sobre o Ler e Escrever. São Carlos: SP: Pedro & João Editores, 2013.

PACÍFICO, Soraya Maria Romano. Argumentação e autoria nas redações de universitários: discurso e silêncio. Curitiba: Appris, 2012.

PACÍFICO, Soraya Maria Romano; ROMÃO, Lucília Maria Sousa. Da cartilha ao e-mail e à peça publicitária: os portadores de texto marcando a inclusão/exclusão do sujeito na escrita. Linguagem em (Dis)curso, v. 7, p. 313-325, 2007.

PÊCHEUX, Michel. O papel da memória. In: ACHARD, Pierre. Papel da memória. Campinas: Pontes, 2007.

PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.

SORDI, Maria Regina Lemes de; LUDKE, Menga. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 14, n. 2, p. 313-336, jul. 2009.

TFOUNI, L.V. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

Downloads