DISCURSO, ARTE E RESISTÊNCIA: SENTIDOS “INCÔMODOS” NO SAMBA-ENREDO DA MANGUEIRA

Autores

  • Helson Flávio da SILVA SOBRINHO

Resumo

Este artigo, fundamentado na perspectiva teórica e política da Análise do Discurso na linha de Michel Pêcheux, desenvolve uma reflexão sobre discurso, arte e resistência a partir da análise do samba-enredo da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, no carnaval de 2020. Em nossa análise, compreendemos a arte como prática de resistência; no caso em estudo, o samba-enredo da Mangueira é abordado enquanto expressão artística capaz de criticar os discursos dominantes da formação social brasileira. Desse modo, encontramos na letra do samba a presença de sentidos incômodos que, na tensão entre memória e atualidade, materializam os conflitos existentes e apontam a necessidade de lutar contra a opressão, visando alcançar a liberdade.

Referências

CRUZ, Tamara. As escolas de samba sob vigilância e censura na ditadura militar: memórias e esquecimentos. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, 2010.

LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista: sobre a particularidade como categoria da estética. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.

OLDRINI, Guido. Os marxistas e as artes: princípios de metodologia crítica marxista. Maceió-AL: Coletivo Veredas, 2019.

PÊCHEUX, Michel. Delimitações, inversões, deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, nº 19, p. 7-24, jul./dez., 1990. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636823

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni (Org.). Gestos de Leitura: da história no discurso. 2. ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2010.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre. Papel da memória. Campinas,SP: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, Michel. Só há causa daquilo que falha ou o inverno político francês: início de uma retificação. In: PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas,SP: Ed. da Unicamp, 1997.

SILVA SOBRINHO, Helson. O caráter material do sentido e as classes sociais: uma questão para a Análise do Discurso. Revista Polifonia, Cuiabá-MT, v. 26, n. 43, jul./set., 2019.

SOUSA, Lucília Maria Abrahão; RUIZ, Marco Antonio Almeida; GARCIA, Dantielli Assumpção. Fragmentos do discurso de um samba no asfalto. RUA, Campinas-SP, n. 26, v. 1, 2020.

Downloads