SURTO, EPIDEMIA E PANDEMIA: DISCURSOS DE AUTORIDADES BRASILEIRAS NO CONTEXTO DA (IN)CERTEZA

Autores

  • Carlos Alexandre Molina NOCCIOLI
  • Carlos José MARTINS

Resumo

Neste artigo buscamos analisar a construção discursiva do conhecimento a partir de argumentos de autoridades difundidos pela mídia em momentos de crise sanitária, designadamente, o surto de microcefalia correlacionado à epidemia de Zika no Brasil e a circulação do novo Coronavírus no país. Para tanto, utilizamo-nos do arcabouço teórico da Análise do Discurso, apoiados sobre um pano de fundo filosófico, a fim de refletir sobre as circunstâncias de produção dos discursos, conformados a partir de regras anônimas e históricas, observando-se sua condição de emergência em dado tempo e espaço, como prática que relaciona a língua a outras práticas no campo social.

Referências

ADORNO, T. W. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Trad. de Verlaine Freitas. São Paulo: Editora da Unesp, 2007.

FERRERO, C. L. A mescla de vozes em artigos jornalísticos: o caso da “Vaca Louca”. In: GOMES, M. C. A.; CATALDI, C. MELO, M. S. S. (Org.). Estudos discursivos em foco: práticas de pesquisa sob múltiplos olhares. Viçosa- MG: Ed. UFV, 2011, p. 93-110.

FIORIN, J. L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

FOUCAULT, M. (1969). A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

KOCH, I. V. Argumentação e Linguagem. 10ª ed. – São Paulo: Cortez, 2006

NOCCIOLI, C. A. M. Vírus da Zika e microcefalia: discursos de autoridades na mídia brasileira on-line. 338 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/194410>.

Downloads

Publicado

2020-12-10