ASPECTOS DA HETEROGENEIDADE DISCURSIVA MOSTRADA EM CARTAS DO PAPA FRANCISCO*

Autores

  • José Ronaldo Ribeiro da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. http://orcid.org/0000-0002-2402-8425
  • Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Resumo: Este trabalho elabora uma breve análise da constituição e do funcionamento do gênero carta papal, pertencente à esfera do discurso religioso católico (DRC), através da descrição das formas de citação do discurso do outro. A importância da pesquisa está no fato de propor uma discussão acerca deste gênero, ainda pouco estudado, e da heterogeneidade discursiva constituinte da argumentação textual deste domínio, expressa por meio das formas de citação da palavra alheia. A grande repercussão que os discursos do Papa Francisco têm perante os diferentes auditórios na sociedade contemporânea exige mais análises e considerações para uma melhor compreensão e caracterização do funcionamento linguístico e discursivo deste tipo de enunciado. O embasamento teórico-metodológico adotado pela pesquisa é a abordagem dialógica do discurso de Bakhtin (2014) com a contribuição dos insights de Authier-Revuz (1990; 2004) e Dominique Maingueneau (2002). Os resultados obtidos mostram uma relação entre as formas predominantes de citações presentes em cada carta e o auditório social específico para quem os enunciados foram destinados. O discurso citado direto (DD), o discurso citado indireto (DI) e a ilhota citacional (IC) foram as formas mais presentes na construção argumentativa do gênero analisado. 

 

Palavras-chave: Dialogismo. Heterogeneidade Discursiva. Discurso Religioso Católico. Enunciado.

Biografia do Autor

José Ronaldo Ribeiro da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Graduado em Letras e Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestrando em Letras pela UERN.

Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1990), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em LINGÜÍSTICA APLICADA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente no seguinte tema: lingüística. (Texto informado pelo autor)

Referências

Referências bibliográficas

AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade (s) enunciativa (s). Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, SP: UNICAMP, n. 19: 25-42, jul.; dez. 1990.

______. Palavras incertas: as não coincidências do dizer. Campinas, SP: UNICAMP, 1998.

______. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

______. Heterogeneidade (s) enunciativa (s). Cadernos de estudos linguísticos, v. 19, 2012.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética. São Paulo: Hucitec/Unesp, 1990.

______. Para uma Filosofia do Ato. Tradução, não-revisada e de uso didático e acadêmico, de C. A. Faraco e C. Tezza. 1993 [1920-24].

______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

______. Marxismo e filosofia da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BARBOSA, Maria do Socorro Maia Fernandes. A heterogeneidade discursiva em revistas de divulgação científica. Natal: UFRN, 2008. 184 p. Tese (Doutorado).

BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos chave. São Paulo: Contexto, 2006, p. 9-31.

______. O discurso sob o olhar de Bakhtin. GREGOLIN, M. DO R.; BARONAS, R.(Orgs.) Análise do discurso: as materialidades do sentido. São Paulo: Claraluz, 2001.

CUNHA, D. A. C. Do discurso citado à circulação dos discursos: a reformulação bakhtiniana de uma noção gramatical. In: Matraga, n. 22, 2008, p. 129-144.

______. Formas de presença do outro na circulação dos discursos. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. ISSN 2176-4573, n. 5, p. 116-132, 2011.

FOUCAULT, M. Ditos e escritos: estratégia, poder-saber. Tradução Vera Lucia Avelar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

MAINGUENEAU, D. Elementos de linguística para o texto literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: Estrutura ou Acontecimento. Campinas, 1983.

Downloads

Publicado

2015-12-31