PROPAGANDA POLÍTICA ELEITORAL: POSSIBILIDADES DE LEITURA

Autores

  • Maria Luceli Faria BATISTOTE
  • Dayne da Silva Caldeira SAIBERT

Resumo

Neste artigo, propomos a leitura de um cartaz de propaganda política do ator Jair Bolsonaro, mobilizando conceitos advindos da Semiótica francesa, fundada por Algirdas Julien Greimas, a fim de identificar as estratégias enunciativas por meio do exame do plano de conteúdo, visando determinar os elementos do nível fundamental e do nível discursivo, bem como do plano de expressão e as relações semissimbólicas. Como quadro teórico, encontra-se respaldo em Barros (2005, 2003), Fiorin (2002), Floch (1981), Greimas (2002), Pietroforte (2004), Batistote (2012). O percurso analítico empreendido mostra como as estratégias enunciativas no cartaz de propaganda política de Jair Bolsonaro contribuíram para a adesão do enunciatário ao discurso veiculado.

Referências

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Sites:

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Publicado

2020-11-27

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Artigos