DOS INDICADORES EDUCACIONAIS À NOVA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA REFLEXÃO

Autores

  • Daniel Mateus O'Connell

Resumo

A educação no Brasil vem enfrentando uma série de dificuldades, a saber, falta ou escassez de recursos didático-pedagógicos, redução da carga horária de algumas disciplinas, tais como as Línguas Estrangeiras (LE), um elevado número de alunos por sala e o pouco investimento e incentivo a programas de formação inicial e continuada de professores.

            O reflexo desse quadro insatisfatório pode ser confirmado tendo em vista o resultado de uma série de avaliações realizadas no cenário nacional e internacional como o Programa de Avaliação da Rede Pública (PROEB), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Essas avaliações analisam determinados aspectos do processo de ensino e aprendizagem.

Referências

AVELAR, F. J. S. Visões e ações de uma professora em serviço: reflexões sobre a construção do ensino de leitura em língua estrangeira, 2004. 178 f. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2004.

BERTOLDO, E. S. O Discurso Pedagógico da Linguística Aplicada. In: CORACINI, Maria José;

BERTOLDO, Ernesto Sérgio (orgs.) O Desejo da Teoria e a Contingência da Prática: discursos sobre e na sala de aula (língua materna e língua estrangeira). Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 161 – 89.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) – ciclo 2005. Brasília: MEC/Inep, 2007.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Estrangeira. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto. 1998. 120 p.

CAIXETA, A. S. Brasil entre os 50 países com hábito de leitura. Jornal de Brasília, Brasília, 17 nov. 2009.

CELANI, M. A. A. (org.) Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas: Mercado de Letras, 2003. 223 p.

CAVALCANTI, M. C.; MOITA LOPES, L.P. Implementação de Pesquisa em Sala de Aula de Línguas no Contexto Brasileiro. Trabalhos em Linguística

Aplicada, Campinas, n. 17, p. 133-44, jan./jun. 1991.

CORRADINI, S. N. Indicadores de qualidade na educação: um estudo a partir do PISA e da TALIS, 2012. 309 f. Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2012.

FIGUEIREDO, C. A . ‘Leitura Crítica : Mas isso faz parte do ensino da leitura ? – Subsídios para a Formação de Professores de Língua Estrangeira’. 2000. 255p. Tese de Doutorado. UNICAMP, Campinas. 2000.

GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Esse Brasil que não lê. In: AMORIN, Galeno (org.) Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-Livro, 2008. p. 61-72.

GIMENO SACRISTÁN, J. S. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 270 p.

LEFFA, V. J. “Metodologia do ensino de línguas”. In: BOHN H. L.; VANDRESEN P. Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988, p. 211-236.

LEI DE DIRETRIZES E BASES. Ministério da Educação e do Desporto. Brasília: MEC, 1996.

LIBERALI, F. O Desenvolvimento Reflexivo do Professor. The ESPecialist Vol. 17, nº 1. P. 19-38. 1996.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de Lingüística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. 2ª ed. Campinas: Mercado de Letras, 1996. 190 p.

SÃO PAULO. Proposta Curricular de Língua Estrangeira Moderna – Inglês 1º grau. São Paulo, SE/Cenp, 1988.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Nova Proposta Curricular de LEM. São Paulo: SEE, 2008. 56 p.

Downloads

Publicado

2015-02-24