“A LITERATURA ME ACUAVA OU O PROFESSOR ME ACUAVA?”: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM LETRAS SOBRE SUAS AULAS DE LITERATURA

Autores

  • Andressa Jove GODOY
  • Fernando Stanzione GALIZIA

Resumo

O artigo apresenta parte de uma pesquisa qualitativa multicasos realizada junto a alunos de um curso de licenciatura em letras que teve como objetivo verificar os impactos dos modelos de ensino de literatura durante o percurso formativo na universidade e na educação básica e as concepções de ensino de licenciandos em letras. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com concluintes do referido curso nas quais eles puderam relatar e refletir sobre suas experiências nas aulas de literatura no que se refere à dinâmica das aulas, o conteúdo abordado, o material didático utilizado, as formas de avaliação e a função do ensino. A análise dos dados foi realizada à luz dos conceitos de PAULINO e COSSON (2009) e LEAHY-DIOS (2004) sobre os modelos de aula de literatura historiográfico e letramento literário e dos conceitos de MIZUKAMI (1986) sobre abordagens tradicional e sociocultural. Neste texto, são apresentadas e analisadas as percepções dos participantes acerca das aulas de literatura pertencentes ao curso de licenciatura em letras de forma a traçar, com base no referencial teórico apresentado, um quadro sobre os modelos de aula que são adotados nesse curso de formação de professores de literatura.

Referências

GODOY, A. J. Modelos de ensino de literatura e seus impactos na formação de licenciandos em letras. 2019. 99f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, 2019.

LEAHY-DIOS, C. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. 2ª ed. São Paulo: Martim Fontes, 2004. (Coleção texto e linguagem).

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986. (Temas básicos de educação e ensino).

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING T. M. K (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. (Coleção Leitura e Formação). p. 61-79.

SEGABINAZI, D. M. Educação literária e a formação docente: encontros e desencontros do ensino de literatura na escola e na Universidade do Século XXI. 2011. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/ tede/6177>. Acesso em: 20 fev. 2018.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ZILBERMAN, R. A escola e a leitura de literatura. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING T. M. K (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. (Coleção Leitura e Formação). p. 17- 39.

Downloads

Edição

Seção

Artigos