A CONSTRUÇÃO DE CERTEZAS SOBRE A LÍNGUA NACIONAL EM UM DICIONÁRIO BRASILEIRO DO FINAL DO SÉCULO XIX

Autores

  • Amanda ALVES

Resumo

Trabalhos desenvolvidos no programa História das Ideias Linguísticas no Brasil mostram que, desde a década de 1990, gramáticas e dicionários são observatórios da constituição dos sujeitos, da sociedade e da história, bem como mostram que a reflexão sobre a língua portuguesa no Brasil no século XIX é marcada pela reivindicação de uma língua, escrita e literatura próprias em relação a Portugal. Assim, tomo como objeto de análise o verbete ‘batuque’ no Dicionário brasileiro da língua portuguesa (MACEDO SOARES, 1888), a fim de elucidar os mecanismos linguísticos e enunciativos mobilizados na argumentação das certezas sobre a língua escrita e falada no Brasil, no intuito de compreender os processos discursivos de significação da presença das línguas e dos sujeitos de origem africana na constituição do português do Brasil e da identidade nacional, em um dicionário auto-intitulado ‘brasileiro’.

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1974.

AUROUX, S. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.

DINIZ, L. R. A. O conceito de “política linguística”: reflexões a partir do diálogo entre a História das Ideias Linguísticas, a Análise do Discurso e a Semântica do Acontecimento. In: Linguagem e Historicidade. Greciely Costa; Débora Massmann (Orgs.). Campinas: Editora RG, 2013, p. 43-58.

ELIAS DE OLIVEIRA, S. Cidadania: História e Política de uma palavra. Campinas, SP: Pontes, 2006.

__________. Um espaço de enunciação para dizer os brasileirismos. In: História do saber lexical e constituição de um léxico brasileiro. Coautoria de José Horta Nunes, Margarida Petter. São Paulo, SP: Humanitas: Pontes, 2002, p. 83-98.

__________. Jabulani: rainha da Copa. Revista Línguas e Instrumentos Linguísticos, v. 30, 2012, p. 59-70.

GUIMARÃES, E. Enunciação e política de línguas no Brasil. Revista do Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, n. 27, p.47-53, dez. 2003. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11897/7319>. Acesso em: 21 dez 2019.

__________. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.

__________. Os sentidos de cidadão no Império e na República no Brasil. In: Língua e cidadania: o português no Brasil. Eduardo Guimarães, Eni Orlandi (Coorg.). Campinas, SP: Pontes, 1996a, p. 39-46.

__________. Sinopse dos estudos do Português no Brasil: a gramatização brasileira. In: Língua e cidadania: o português no Brasil. Eduardo Guimarães, Eni Orlandi (Coorg.). Campinas, SP: Pontes, 1996b, p. 127-138.

__________. ORLANDI, E. P. Apresentação - Identidade linguística. In: Língua e cidadania: o português no Brasil. Eduardo Guimarães, Eni Orlandi (Coorg.). Campinas, SP: Pontes, 1996, p. 9-15.

HORTA NUNES, J. Constituição do cidadão brasileiro: discursividade da moral em relatos de viajantes e missionários. In: Língua e cidadania: o português no Brasil. Eduardo Guimarães, Eni Orlandi (Coorg.). Campinas, SP: Pontes, 1996, p. 19-30.

__________. Dicionários no Brasil: Análise e História do Século XVI ao XIX. São Paulo, SP: Pontes, 2006.

MACEDO SOARES. A. J. de; MACEDO SOARES, J. R. de, (Coaut.). Dicionário brasileiro da língua portuguesa. Rio de Janeiro: MEC-Instituto Nacional do Livro, 1888.

MARIANI, B. S. C. As academias do século XVIII – um certo discurso sobre a história e sobre a língua do Brasil. In: Língua e cidadania: o português no Brasil. Eduardo Guimarães, Eni Orlandi (Coorg.). Campinas, SP: Pontes, 1996, p. 95-100.

__________. Colonização linguística. Campinas, SP: Pontes, 2004.

ORLANDI, E. P. Discurso e argumentação: um observatório do político. Florianópolis: Fórum Lingüístico, n.1, jul-dez 1998, p. 73-81.

__________. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

__________. Terra à vista: discurso do confronto: velho e novo mundo. 2. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2008.

VOGT, C. Cafundó: a África no Brasil: linguagem e sociedade. Coautoria de Peter Fry. São Paulo, SP: Editora da UNICAMP: Companhia das Letras, 1996.

WITTGENSTEIN, L. Da certeza. Rio de Janeiro, RJ: Edições 70, 1990.

Downloads

Edição

Seção

Certeza e normatividade