A CONSTRUÇÃO DE CERTEZAS E SEUS EFEITOS DE SENTIDO EM FAKE NEWS SOBRE MANIFESTAÇÕES DE RUA NO BRASIL

Autores

  • Florisbete de Jesus SILVA

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar o funcionamento da linguagem na construção de certezas em fake news acerca de manifestações de rua no Brasil. O corpus será composto por notícias atestadas como falsas pela Lupa, agência de checagem de fatos, dados e declarações. O interesse pelo tema surge da necessidade de se discutir como julgamentos e informações falsas sobre manifestações de rua se proliferam nas redes sociais, passando a ser usados como evidência, e ao mesmo tempo, como estratégias para deslegitimar a luta. O aporte teórico-analítico se constitui a partir de uma posição teórica que articula a Semântica do Acontecimento com a Análise de Discurso, com o objetivo de analisar o funcionamento político da linguagem na construção das certezas, como uma prática política em que se inscrevem os sentidos.

Referências

AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Entre a transparência e a opacidade: um estudio enunciativo do sentido. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

GUIMARÃES, Eduardo. História e Sentido na Linguagem. Campinas, SP: Pontes, 1989.

______. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. 2.ed. Campinas, SP: Pontes, 2005a.

______. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. 3.ed. Campinas, SP: Pontes, 2005b.

______. Análise de texto: procedimento, análise, ensino. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PÊCHEUX, Michel (1975). Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5. ed. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Da certeza. Lisboa: Edições 70, 1969.

ZOPPI-FONTANA, Monica Graciela. Pós-verdade: léxico, enunciação e política. In: OLIVEIRA, Rosimar R. Rodrigues de; OLIVEIRA, Sheila Elias de; RODRIGUES, Marlon Leal; KARIM, Taisir Mamhudo (orgs.). Linguagem e significação: práticas sociais. Volume 2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 133-166.

Downloads

Edição

Seção

Certezas noticiadas