“ME ENGANA QUE EU POSTO”: ENUNCIAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E OS EFEITOS DE CERTEZA NA INTERNET

Autores

  • Claúdia Freitas REIS

Resumo

O trabalho analisa, à luz dos pressupostos teóricos da Semântica do Acontecimento e em consonância com os estudos Grupo de Pesquisa Linguagem, Enunciação, Discurso – LED (CNPq-UNICAMP), o enunciado “Me engana que eu posto” que intitula a coluna da revista Veja em sua versão online. Analisamos o político e a argumentação na constituição da cena enunciativa, a distribuição dos lugares e modos de dizer e a forma como o Locutor é agenciado no acontecimento. A análise demonstra o funcionamento argumentativo do enunciado que significa, em sua conclusão, aquele que está autorizado a desmentir uma mentira enunciada. Mostramos a forma como a Internet é memorada como um espaço de circulação de mentiras e verdades enunciadas que colocam descredito a lisura dos veículos de comunicação. 

Referências

ELIAS DE OLIVEIRA, Sheila. Sobre o funcionamento do político na linguagem. Campinas: Revista Línguas e Instrumentos Linguísticos, n° 34, jul./dez. 2014, p.41-53.

ELIAS DE OLIVEIRA, Sheila. Entre Certezas Afirmadas e Certezas Questionadas. Anais do V CIAD, São Carlos –SP, 2018.

GUIMARÃES, Eduardo. Argumentatividade e argumentação. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 9 - n. 2 - p. 271-283 - jul./dez. 2013.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica Enunciação e sentido. Campinas: Pontes, 2018.

REIS, C. F. (2015a). A designação de língua: sentido, argumentação e o texto no ciberespaço. Tese de Doutorado. Campinas: Unicamp.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Da certeza. Lisboa: Edições 70, 1969.

Downloads

Edição

Seção

Certezas noticiadas