O LÉXICO NA (DES)CONSTRUÇÃO DAS CERTEZAS: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DA CARTA ABERTA AO MOVIMENTO #342 AGORA

Autores

  • Carolina de Paula MACHADO

Resumo

Um vídeo intitulado # Intervenção é Farsa do Movimento #342 faz uma crítica contra a intervenção militar no Rio de Janeiro para conter a criminalidade ocorrida em 2018. Em resposta, uma Carta Aberta circula na internet opondo-se às críticas feitas pelo movimento. Este embate chamou nossa atenção, especialmente pelas palavras que são usadas para referir e (des)qualificar o discurso outro, expondo em seu lugar as suas “certezas”. Propomos então analisar, a partir da Semântica do Acontecimento, o léxico (substantivos, adjetivos, verbos) através do qual o autor retoma as críticas feitas pelo movimento # 342, tentando desconstruir as suas certezas. O léxico utilizado na carta denuncia os lugares sociais dos quais enuncia o Locutor da carta, produzindo-se, assim, uma ‘certeza’ construída a partir desses lugares. Fazendo uma releitura do conceito de certeza de Wittigenstein (1969) a partir da Semântica da Enunciação, que trata a enunciação como um acontecimento, observamos que na alocução da Carta Aberta com o vídeo a que se opõe, certezas são substituídas por outras certezas num movimento político de exposição da opinião do locutor contrária ao vídeo.

Referências

DUBOIS, J. et al. Dicionário de Linguística. Editora Cultrix, 1973.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso.(1970) 3ª edição. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1996.

GHANI, A. Carta Aberta ao Movimento #342, da “turminha” do Gregório Duvivier. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/blogs/economia-e-politica/economia-e-politica-direto-ao-ponto/post/7312921/carta-aberta-movimento-342-turminha-gregorio-duvivier Acesso em: 09/11/2028.

GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas, Pontes, 2002.

__________. Análise de Texto: Procedimentos, Análises, Ensino. Campinas, Editora RG, 2011.

__________. Semântica: Enunciação e sentido. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

ORLANDI, E. Texto e Discurso: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

PAULA MACHADO, C. de. O funcionamento semântico-enunciativo do enunciado # Intervenção é farsa no vídeo do movimento # 342 Agora contra a intervenção militar. 4º Congresso Latino-Americano de Glotopolítica (CLAGlo). (No prelo)

Vídeo “Intervenção é Farsa”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GU-Vs_FKDqU Acesso em: 30/10/2018.

WITTGENSTEIN, L. Da Certeza. (1969). Edições 70, Lisboa, Portugal, s/d.

Sites consultados: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/08/intervencao-federal-no-rj-faz-6-meses-entenda-o-que-aconteceu-ate-agora.shtml Acesso em: 09/11/2018

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/09/temer-admite-suspender-intervencao-militar-no-rio-para-votar-previdencia.shtml Acesso em: 09/11/2018

Downloads

Edição

Seção

A certeza entre crença e conhecimento