VARIAÇÃO DO ITEM LEXICAL “PROSTITUTA” NO PROJETO ATLAS LINGUÍSTICO DO AMAPÁ

Autores

  • Romário Duarte Sanches Universidade Federal do Estado do Pará - UFPA
  • Abdelhak Razky Universidade Federal do Estado do Pará - UFPA

Resumo

Este trabalho objetiva mostrar as variantes linguísticas encontradas no corpus do projeto Atlas Linguístico do Amapá - ALAP para o item lexical prostituta. Como pressupostos teóricos utilizamos Labov (2008), além das contribuições de pesquisas geolinguísticas de Brandão (1991), Ferreira e Cardoso (1994), Cardoso (2010), Aragão (2009), Guedes (2012) e Benke (2012). A pesquisa segue a abordagem metodológica da geolinguística e da sociolinguística variacionista, numa perspectiva pluridimensional, já que durante a análise dos dados não prevaleceu apenas o mapeamento das variantes em seu espaço geográfico, mas também, levamos em consideração o aspecto social. Assim, consideramos 10 municípios do Estado como pontos de inquéritos: Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Laranjal do Jarí, Pedra Branca do Amaparí, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Oiapoque. O perfil dos sujeitos pesquisados seguem os mesmos parâmetros elaborados para o projeto ALAP que são: 1 homem e 1 mulher de 18 a 30 anos com ensino fundamental incompleto e 1 homem e 1 mulher de 50 a 75 anos com ensino fundamental incompleto. Para obtenção dos dados foi aplicado o questionário semântico-lexical do projeto Atlas Linguístico do Brasil – ALiB. No entanto, delimitamos apenas o item 142. Prostituta do campo semântico “convívio e comportamento social”. Os resultados apontam que no Estado do Amapá há uma grande variação lexical para o referido item, totalizando cerca de 20 lexias identificadas para o termo prostituta. Observamos também que a variação no aspecto social é mais frequente que a variação geográfica e que algumas das variantes encontradas também podem ser observadas nos dados mapeados e descritos para o Atlas Linguístico do Brasil.


PALAVRAS-CHAVE: Dialetologia. Geolinguística. Sociolinguística. Variação Lexical. Prostituta. Atlas Linguístico.

Referências

ALMEIDA, E. Atlas Linguístico da Mata Sul de Pernambuco. 2009. 121 p. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.

ARAGÃO, M. S.. Variação Fonético-lexical em Atlas Linguísticos do Nordeste. Revista do GELNE, Ano 1. n. 1, 1999.

______. O Léxico Da Região Norte Do Brasil. Anais da 61ª Reunião Anual da SBPC - Manaus, AM - Julho/2009.

BASÍLIO, M. Teoria Lexical. 8. ed. São Paulo: Ática, 2007

BENKE, V. Tabus Linguísticos nas capitais do Brasil: um estudo baseado em dados geossociolinguísticos. 2012. 314 p. Dissertação (Mestrando em estudos da Linguagem). Departamento de Letras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2012.

CARDOSO, S. Geolinguística: tradição e modernidade. São Paulo: Parábola, 2010.

______. Projeto Atlas Linguístico do Brasil – ALiB: descrição e estágio atual. revista da ABRALIN, v.8, n. 1, pp. 185-198 jan./jun. 2009.

CARVALHO, N. Empréstimos linguísticos na língua portuguesa. São Paulo: Cortez, 2009.

CRISTIANINI, A. C. Atlas semântico lexical da região do grande ABC. 2007. 635 p. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

FERREIRA, A. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro, 2009.

FERREIRA, C.; CARDOSO, S. A dialetologia no Brasil. São Paulo: Contexto, 1994.

GUEDES, R. Estudo Geossociolinguístico da variação lexical na zona rural do Estado do Pará. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

HOUAISS, A. Dicionário eletrônico Houaiss de língua portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2001.

LABOV, William (1972). Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. [Padrões Sociolinguísticos. Trad.: Marcos Bagno; Marta Scherre e Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008.]

OLIVEIRA, D. O estudo dialetológico no Brasil: a volta ou a sedimentação de uma metodologia de trabalho? AGUILERA, V. et al. (orgs.). In: A geolinguística no Brasil: trilhas seguidas, caminhos a percorrer. Londrina: Eduel, 2005.

Downloads

Publicado

2015-08-24