INTRODUÇÃO AO MODELO ALMEIDIANO

Autores

  • Jucelino da Silva SANT'ANA

Resumo

Esse texto apresenta uma proposta de sistematização do Modelo Almeidiano. Trata-se da teorização desenvolvida por Almeida Filho na Área de Ensino e Aprendizagem/aquisição de Línguas (AELin) ao longo de mais de vinte anos de estudos e pesquisas tomando-se como marco a publicação do livro Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas (1993). Em sua teorização, o autor apresenta modelos teóricos descritivos do ensino e da aprendizagem de línguas, por meio da Operação Global de Ensino de Línguas (OGEL), e da formação de agentes do mesmo campo, por vias da Operação Global da Formação (OGF). Ele contempla também o campo da atuação profissional do ensino de línguas. O Modelo Almeidiano consiste numa teoria de cerne da AELin capaz de orientar a pesquisa sobre os processos de ensinar e aprender línguas, a formação de agentes e o desenvolvimento profissional de professores de línguas em serviço.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. As Competências no Modelo da Operação Global de Formação. In: Almeida Filho, J. C. P. (org.). As Competências por Dentro: estrutura e funcionamento das competências de professores e aprendizes de línguas, Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

______ A Página Omissa: contribuições para uma história do ensino de línguas no Brasil. In: EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 195-202, jul./dez., 2015a.

______ A Formação Científica dos Professores de Língua. Brasília, 2015b (mímeo).

______ Formação de Professores de Língua Estrangeira: Alguns Alinhamentos para Apoiar o Processo. Brasília, 2014 (mímeo).

______ Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Ed. Comemorativa – 20 anos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

______ Quatro Estações no Ensino de Línguas. Campinas, SP: Editora Pontes, 2012.

______ Fundamentos da Abordagem e Formação no Ensino de PLE e de outras Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.

______ A Linguística Aplicada na Grande Área da Linguagem. In: Silva, K. A; Alvarez, M. L. O. (orgs.), Perspectivas de Investigação em Linguística Aplicada. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008

______ (org.). O Professor de Língua Estrangeira em Formação. Campinas, SP: Pontes, 2005.

______ Professor de Língua(s) Profissional, Reflexivo e Comunicacional. Revista Horizontes de Linguística Aplicada: Revista do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília. UnB, Brasília, ano 3, 2004.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. A abordagem orientadora da ação do professor. In: Almeida Filho, J. C. P. Parâmetros atuais para o ensino de português língua estrangeira. Campinas: Pontes. 1997.

ALVARENGA, M. B. Configuração de competência de um professor de língua estrangeira (inglês): implicações para a formação em serviço. Tese de doutorado. Unicamp. 1999.

BANDEIRA, G. M. Porque ensino como ensino? A manifestação e atribuição de teorias informais no ensinar de professores de LE (inglês). Dissertação de mestrado. UnB 2003.

BANDEIRA, G. M.; SANT'ANA, J. O Paradigma Treinador e o Paradigma Reflexivo: indicadores para a formação de professores profissionais de línguas, 2018, (mímeo).

BARBIRATO Tarefas Geradoras de Insumo e Qualidade Interativa na Construção do Processo de Aprender Língua Estrangeira em Contexto Inicial Adverso. Campinas, SP : [s.n.], 2005.

BASSO, E. A. A Construção Social das Competências Necessárias ao Professor de Língua Estrangeira: entre o real e o ideal – um curso de Letras em Estudo. Tese de doutoramento do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Campinas: IEL/Unicamp, 2001.

BIASOTTO, M. O Ensino de Línguas Estrangeiras: que caminhos trilhar? In: Interletras, volume 3, Edição número 19. Abril, 2014/Setembro, 2014. Disponível em http://www.unigran.br/interletras/ed_anteriores/n19/conteudo/artigos/9.pdf BIASOTTO, 2014.

BLATYTA, D. F. Mudança de Habitus e Teorias Implícitas – uma relação dialógica no processo de educação continuada de professores. In: Almeida Filho, J. C. P. (org.), O Professor de Língua Estrangeira em Formação. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.

BROWN, H. D. Principles of Language Learning and Teaching. New York: Pearson Education, 2007.

CHAVES, A. C. S. O Ser Afetivo na Sala de Aula: a influência das relações afetivas durante apresentações orais formais e alunos de LE (inglês). Dissertação de mestrado. UnB, 2004.

FRANCESCHINI, A. R. A Relação da Competência Comunicativa com o Planejamento Temático Baseado em Tarefas em um Curso de Português Língua Estrangeira. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguística, Departamento de Letras, UFSCar, 2014.

GERMAIN, C. Évolution de l’enseignement des langues: 5000 ans d’histoires. Paris: CLE Internatioal, 1993.

KHUN, T. S. The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: The University of Chicago Press, 2012.

LEFFA, V. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: Leffa, Vilson J. (org.) O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT, 2008. Disponível em http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Professor_de_linguas_2ed.pdf

MENDES, E. Língua, Cultura e Formação de Professores: por uma abordagem de ensino intercultural. In: Mendes, E.; Castro, M. L. S. (orgs.), Saberes em Português: ensino e formação docente. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008.

SANT’ANA, J. S. Mapa de Abordagem de Ensinar Línguas. Brasília, 2018 (mímeo).

SANT’ANA, J. S. POR UMA PORTA ENTREABERTA: o desenvolvimento da competência aplicada de profissionais do ensino de línguas. Tese de Doutorado, São Carlos: UFSCar, Programa de Pós-graduação em Linguística, 2017. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9489

______ A práxis Competente na Aula de LE: quando o como e o porquê ajudam a ensinar melhor. Dissertação de Mestrado, UnB, Brasília, 2005. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp025794.pdf

SANTOS, E. M. O. Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN): uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo de culturas. Tese de Doutorado, Campinas, SP: UNICAMP, 2004.

SATELLES, L. M. D. O Lugar da Gramática no Ensino de Línguas: a prática de uma professora em uma escola de idiomas. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, UnB, Brasília, 2012.

SATELLES, L. M. D.; ALMEIDA FILHO, J. C. P. Breve Histórico da Abordagem Gramatical e seus Matizes no Ensino de Línguas no Brasil. In: Revista HELB, Ano 4, nº 4, 1/2010.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

SCHMITZ, J. R. Linguística Aplicada e o Ensino de Línguas no Brasil. In: Alfa, São Paulo. 36: 213-236. 1992. TARGINO, 2007

ZEICHNER, K. M.; LISTON, D. P. Reflective teaching: an introduction. Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. 1996.

Downloads

Edição

Seção

Artigos