CERIMÔNIAS DO SERTÃO: VARIAÇÕES DO NARRADOR NO ROMANCE DICKEANO

Autores

  • Ieda Sant’Ana RODRIGUES UEL
  • Luciana BRITO UEL

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o posicionamento dos diversos narradores presentes no romance Cerimônias do Sertão, do autor mato-grossense Ricardo Guilherme Dicke. A pesquisa embasa-se em conceitos teóricos acerca do estudo do narrador a fim de discutir a maneira com que o autor constrói e manipula seu narrador, já que a dúvida que permeia toda a leitura do romance é: quem realmente estaria narrando a história? O romance em análise foi escrito no final da década de 1970 e traz a história de um professor de filosofia, chamado Frutuoso Celidônio, que foi demitido da universidade. A personagem retorna às suas raízes no sertão mato-grossense graças a um convite para uma festa de casamento. Como as chuvas da temporada derrubam todas as pontes que ligavam Cuiabá às cidades interioranas, Celidônio não consegue retornar à capital. Distante da vida urbana, desencadeia questionamentos sobre a vida e em busca de respostas decide escrever uma tese sobre a Beleza.

Referências

BARBOSA, Everton Almeida. A Transculturação na narrativa de Ricardo Guilherme Dicke. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários e Culturais) – Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. 2006.

______. Narrador, tempo e memória em Cerimônias do Esquecimento, de Ricardo Guilherme Dicke. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2014.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas, v. 1).

CINTRA, Ismael Angelo. Discursos entrecruzados: história e representação em Esaú e Jacó. In: Linha D’água, São Paulo n. 7, 1990. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2014.

DICKE, Ricardo Guilherme. Madona dos Páramos. Rio de Janeiro/Brasília: Edições Antares/INL, 1982.

______. Cerimônias do Esquecimento. Cuiabá: EdUFMT, 1995.

______. Rio abaixo dos vaqueiros. Cuiabá: lei estadual de incentivo à cultura, 2000.

Caderno Prosa & Verso, p. 2. Entrevista concedida a João Ximenes Braga.

______. Cerimônias do Sertão. Cuiabá – MT: Carlini e Caniato, 2011.

FERNANDES, Ronaldo Costa. O narrador do romance. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1996.

MACHADO, Madalena. O insólito em Ricardo Dicke. Letras e Letras, Uberlândia, v. 28, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2014.

MIGUEL, Gilvone Furtado. O entre-lugar das oposições no sertão: um estudo do romance Madona dos Páramos. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2001.

SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

TACCA, Oscar. As vozes do romance. Trad. Margarida C. Gouveia. CoimbraPortugal: Livraria Almedina, 1983.

Downloads

Edição

Seção

Artigos