A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NA PROSA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: AS LOUCAS EM (SORÔCO, SUA MÃE, SUA FILHA) DE GUIMARÃES ROSA

Autores

  • Cleydilene Silva da Costa
  • Margarida Conceição Cunha Santana

Resumo

O presente artigo consiste em evidenciar a representação de grupos marginalizados na prosa brasileira contemporânea fazendo referência aos estereótipos e os preconceitos que permeiam o espaço social. Contempla-se por meio da análise do conto de Guimarães Rosa (Sorôco, sua mãe, sua filha) a forma de representação que instiga e chama a atenção do leitor no decorrer dos fatos. Bem como, os discursos que vão circulando socialmente em diferentes perspectivas, o discurso literário como fonte e espaço de representações, contradições e tensões, nesses aspectos o “louco” passa a ser considerado sujeito da diferença, sem voz.

Referências

BARTHES, Roland. Crítica e verdade. Trad. de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1999.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingüísticas. Trad. de Sergio Miceli et al. São Paulo: Edusp, 1996.

DALCASTAGNÉ, Regina. A auto-representação de grupos marginalizados: tensões e estratégias na narrativa contemporânea. In: ¬¬¬________. (Org.). Letras de hoje. Porto Alegre: v.42, n 4, p 18-31, dezembro 2007.

______. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n.°26. Brasília, julho-dezembro.

______. Personagens e narradores do romance contemporâneo no Brasil; incertezas e ambiguidades do discurso, n° 003. Universidade de Aarhus, 2001, PP 114-130.

______. Renovação e permanência o conto brasileiro da última década. Estudos de Literatura Brasileira contemporânea, n°11. Brasília, janeiro/fevereiro de 2001, PP.3-17.

______. Revista estudo de narrativas brasileira contemporânea. n.26 – Brasília: DF, jan-jul de 2003, p.13-71

______. Uma voz ao sol: representação e legitimidade na narrativa brasileira contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira contemporânea, n°20. Brasília, julho/agosto de 2002, PP.33-87.

¬¬¬¬¬¬¬

DERRIDA, Jacques (1987). Psyché. Inventions de l'autre. Paris: Galilée.

FOUCAULT, Michel. História da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Ed.Perspectiva, 1978.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ROSA, Guimarães. Sorôco, sua mãe, sua filha. In:____. Primeiras estórias. 8.ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1976.

SILVA, Gislene Maria Barral Lima Felipe da. Olhando sobre o muro: representações de loucos na literatura brasileira contemporânea. Tese (doutorado em literatura e práticas sociais). Instituto de Letras, Universidade de Brasília, DF, 2008.

Downloads