CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL NO TRABALHO COM O TEATRO EM UMA REDE PROTETIVA ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

Autores

  • Iara Cássia de Castro Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Sirlei Santos Dudalski Universidade Federal de Viçosa - UFV

Resumo

Apesar de Augusto Boal e Paulo Freire não terem se dedicado aos estudos sobre feminismo e/ou relações de gênero, eles trazem contribuições importantes no que se refere ao trabalho educativo de reconhecimento e superação das opressões dos diferentes sujeitos. Em seus livros, ambos relatam alternativas de emancipação desenvolvidas a partir das experiências adquiridas com diversos grupos com os quais trabalharam. Neste sentido, com o presente artigo, pretendemos analisar como os escritos destes autores podem contribuir para o trabalho educativo com mulheres em situação de violência: poderiam suas teorias e práticas se voltar para a produção do empoderamento das mulheres e do enfrentamento da violência contra elas?
No decorrer do artigo, buscamos responder a essa pergunta, à medida que analisamos os escritos destes dois autores. Também relatamos uma experiência de jovens com o enfrentamento da violência contra as mulheres, na qual o teatro se apresenta como alternativa pedagógica/política, envolvendo os trabalhos educativos e mobilizadores da rede protetiva não especializada “Casa das Mulheres”3 e do movimento social “Levante Popular da Juventude”4, nas cidades de Viçosa e região.

 

 

Referências

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

______. Teatro do Oprimido e Outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

______. O Teatro como Arte Marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

______. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

______. Teatro Legislativo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1996.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, o menino que lia o mundo: uma história de pessoas, de letras e palavras. Participação Ana Mª Araújo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO. Augusto Boal. Disponível em: <http://ctorio.org.br/novosite/quem-somos/augusto-boal/>. Acesso em: 22 out 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 3ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987

______. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SUAPESQUISA.COM. Paulo Freire. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paulofreire/>. Acesso em: 22 out 2013.

Downloads

Publicado

2015-08-24