FOLHETINS: BREVES APONTAMENTOS SOBRE SUA FUNÇÃO COMO INSTRUMENTO CULTURAL DE SEDUÇÃO DOS LEITORES E DE EDUCAÇÃO DAS MASSAS

Autores

  • Débora Cristina Ferreira GARCIA

Resumo

Desde seu surgimento nos periódicos oitocentistas franceses, a seção folhetim configura-se como um espaço específico, geralmente a metade inferior da primeira página dos jornais separada por uma linha horizontal, em que os leitores, cansados dos enfadonhos discursos políticos ou textos de caráter técnico, podem encontrar uma leitura mais amena, de entretenimento. Das piadas às receitas de beleza e de culinária, a seção especializa-se e, em 1836, se inicia a publicação no rodapé dos jornais a ficção seriada. Diante de tamanho sucesso que se comprova não só pela expansão do público leitor/ouvinte como também pela imitação que muitos autores fizeram dos ingredientes advindos das receitas propostas pelos precursores, Dumas e Sue, para a produção de um bom folhetim, perguntamo-nos quais seriam esses elementos presentes nos folhetins de modo geral e mais especificamente nos textos do rodapé do Correio Paulistano nas décadas de 1860 e 1870 que tanto contribuíram para a formação de um público leitor cativo.

 

Referências

ABREU, Marcia. Cultura letrada: literatura e cultura. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.

BROCA, Brito. O romance folhetim no Brasil. In: Românticos, pré-românticos, ultra-românticos: vida literária e romantismo brasileiro. São Paulo: Polis; Brasília: INL/ MEC, 1979, p. 174 - 178.

LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2009.

LYONS, Martyn. Os novos leitores no século XIX: mulheres, crianças, operários. In: CAVALLO, Guglielmo & CHARTIER, Roger (Org.). História da leitura no mundo ocidental. Trad. Cláudia Cavalcanti, Fúlvia M. L. Moretto, Guacira Marcondes Machado, José Antonio de Macedo Soares. São Paulo: Ática, 1999. v. 2. p. 165-202.

MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Trad. Ronaldo Polito e Sergio Alcides. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003.

MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. 2ª ed. São Paulo: Companhia das letras, 2005.

NADAF, Yasmin Jamil. Rodapé das miscelâneas: os folhetins nos jornais de Mato Grosso (séculos XIX e XX). Rio de Janeiro: 7Letras, 2002.

TINHORÃO, José Ramos. Os romances em folhetins no Brasil: 1830 à atualidade. São Paulo: Duas Cidades, 1994.

Downloads

Publicado

2019-12-10