FILMES E LIVROS: QUEM VIU O FILME LEU O LIVRO E VICE-VERSA? UMA ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DO LEITOR CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Tania Vieira RANGEL
  • Luzmara CURCINO

Resumo

Neste artigo, buscamos apontar e responder algumas indagações sobre as representações discursivas sobre a leitura compartilhadas entre jovens universitários por meio da análise do que enunciaram sobre si como leitores e sobre essa prática, a leitura, acerca de livros que sofreram adaptações cinematográficas e que foram tanto lidos quanto vistos nas telas do cinema e da televisão por esses entrevistados. Esse leitor/espectador se vale de um imaginário do que é ser bom leitor fortemente ligado à quantidade de textos lidos e ao tipo de texto validado socioculturalmente, mas sobretudo aquele que lê na versão impressa, sob a forma de livro. Ao analisarmos os discursos sobre a leitura que frequentam os enunciados dos estudantes em relação às suas práticas de leitura no impresso e nas telas, com o advento das adaptações, podemos constatar que apesar de o cinema ser considerado uma forma de acesso de menor prestígio que o livro, e ser tratado como um inibidor da leitura para alguns, ainda assim as adaptações cinematográficas dispõem de uma imagem antes positiva no que declaram esses jovens.

Referências

AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra: cinema e literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco. 2007, p. 8.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priori. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998.

CHARTIER, Roger. Leitura e leitores ‘populares’ da renascença ao período clássico. In: CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger. (orgs.). História da Leitura no Mundo Ocidental 2. Trad. São Paulo: Editora Ática, 1999, p. 117 – 129.

CARRIÈRE, Jean-Claude. A Linguagem Secreta do Cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

COSTA, Antonio. Compreender o cinema. São Paulo: Globo, 2003.

CURCINO, Luzmara. O leitor brasileiro: mutações técnicas e práticas de leitura na atualidade. In: Revista Devenir. Universidad Autónoma de Chiapas (México), Disponível em <https://sites.google.com/site/portaldevenirrev/ ISSN: 1780-4980> 2012.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Narrativas Migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: Editora PUCRio: 7LETRAS, 2010.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

HÉBRARD, J. Pode-se fazer uma história das práticas de leitura na Época Moderna? Os novos leitores revisitados. Trad. Marília Barcellos. In: Seminário Brasileiro Sobre o Livro e a História Editorial. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em <http://www.uff.br/lihed/primeiroseminario/pdf/Herbrad4.pdf>.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 2a ed. Campinas / São Paulo: Pontes, 1997.

Downloads

Publicado

2019-12-10