REPRESENTAÇÕES DO LEITOR INSCRITAS NOS PROCEDIMENTOS EDITORIAIS DE ADAPTAÇÕES DE CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE SUPRESSÃO DE SEQUÊNCIAS DESCRITIVAS

Autores

  • Jéssica de OLIVEIRA

Resumo

Empreendemos neste artigo uma análise de estratégias de escrita empregadas na construção de adaptações literárias destinadas ao público jovem em fase escolar. Nos valemos neste artigo de duas dessas adaptações de clássicos da Literatura Brasileira, A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, da coleção Clássicos Rideel, e Dom Casmurro, de Machado de Assis, da coleção Machado de Assis em sua essência, ambas da editora Rideel. Em nossa análise procedemos por comparação, cotejando tanto as obras integrais com as suas respectivas adaptações, quanto comparando uma adaptação à outra, levantando assim as estratégias de adaptação/condensação do texto original mais frequentes, a fim de apreendermos algumas projeções de práticas de leitura e de competências leitoras pressupostas nesse processo de adaptação. Neste artigo, compararemos os procedimentos editoriais que se referem às supressões/sínteses de sequências descritivas, apoiados na perspectiva teórica da Análise do discurso.

Referências

MACHADO DE ASSIS. Dom Casmurro. Adaptação Nicélia C. Silva. São Paulo: Rideel, 1994a. (Coleção Machado de Assis em sua Essência)

MACHADO DE ASSIS. Obras Completas de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994b.

CECCANTINI, João Luís C. T.; ANTUNES, Benedito. Os clássicos: entre a sacralização e a banalização. In: PEREIRA, Rony Farto; BENITES, Sonia Aparecida Lopes (Org.). À roda da leitura: língua e literatura no jornal proleitura. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004. p. 73 – 90.

CHARTIER, Roger. A mediação editorial. In: Os desafios da escrita. Trad. Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: Unesp, 2002.

FEIJÓ, Mário. Do acervo da escola à avaliação de adaptações. In: O prazer da leitura: como a adaptação de clássicos ajuda a formar leitores. São Paulo: Editora Ática, 2010. p. 13 - 42.

HÉBRARD, Jean. O autoritarismo exemplar. Como Valentin Jamerey-Durval aprendeu a ler? In: CHARTIER, Roger. Práticas da Leitura. 2. ed. Tradução de Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

JOAQUIM MANUEL DE MACEDO. A Moreninha. Adaptação Celso Leopoldo Pagnan. São Paulo: Riddel, 2000. (Coleção ClássicosRiddel).

JOAQUIM MANUEL DE MACEDO. A Moreninha. In: Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/a_moreninha.pdf> Acesso em: 19 de junho de 2013.

PGNAN, Celso Leopoldo. Prefácio. In: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO. A Moreninha. Adaptação Celso Leopoldo Pagnan. São Paulo: Riddel, 2000. (Coleção Clássicos Riddel).

SILVA, Nicélia. Prefácio. In: MACHADO DE ASSIS. Dom Casmurro. Adaptação Nicélia C. Silva. São Paulo: Rideel, 1994. (Coleção Machado de Assis em sua Essência).

Downloads

Publicado

2019-12-10