O ESTILO PROFISSIONAL NA CRÍTICA AMADORA EM BLOG: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A ESCRITA DOS NOVOS LEITORES DE MACHADO DE ASSIS

Autores

  • Pedro Ivo Silveira ANDRETTA

Resumo

Neste artigo, procuramos indicar algumas características dos novos leitores de Machado de Assis que, na posição de críticos amadores, sem as qualificações formais e institucionais que orientam e validam seu dizer, e com o acesso às novas tecnologias digitais de comunicação e informação, tomam a palavra e publicam seus comentários sobre a obra em blogs dedicados ao tema da leitura. Detendo-nos, pontualmente, nos posts que procuram reproduzir, mimetizar o estilo da crítica profissional, e subsidiados pela História Cultural da leitura e pela Análise do Discurso, analisamos, nesses posts, na escrita desses novos leitores que assumem a pena de críticos amadores de Machado de Assis, a injunção de duas formações discursivas distintas: de um lado a inspiração da crítica literária tradicional e de outro o estilo composicional que tem se configurado como próprio das formas de enunciação em redes sociais.

Referências

ANDRETTA, Pedro. I. S. O que dizem os novos leitores de Machado de Assis sobre a leitura desse autor em blogs. In: Versão Beta, São Carlos, v. 10, n. 71, p. 71-81. abr.-jun. 2012.

ANDRETTA, Pedro. I. S.; CURCINO, Luzmara. Machado de Assis e seus leitores da era da internet: o que se diz sobre os clássicos no Skoob. In: Leitura. Teoria & Prática, Campinas, v. 30, n. especial, p. 205-214, 2012.

CHARTIER, Roger. Aula inaugural do collège de france. In: ROCHA, João Cezar de Castro (Org.). Roger Chartier: a força da representações : história e ficção. Chapecó: Argos, 2011. (Grandes temas, 11). p. 249-288.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. 2. ed. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

CURCINO, Luzmara. Práticas de leitura contemporâneas: representações discursivas do leitor inscritas na revista VEJA. (Tese de Doutorado), FCLAR – UNESP, (p. 337), Araraquara – São Paulo, 2006.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 3ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Organização de Manoel Barros da Motta, tradução de Elisa Monteiro. 2ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

HÉBRARD, J. Pode-se fazer uma história das práticas populares de leitura na Época Moderna? Os “novos leitores” revisitados. In: Seminário Brasileiro Sobre o Livro e História Editorial, I, Rio de Janeiro: UFF/PPGCOM – UFF/LIHED, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-10