A REPRESENTAÇÃO DO PERSONAGEM “DESFOCADO” NO ROMANCE BENJAMIM1, DE CHICO BUARQUE

Autores

  • Cristiano Mello de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

O romance Benjamim (2007), do escritor Chico Buarque revela um manancial frutífero para análise da conjuntura desfocada e desubjetivada da personagem Benjamim Zambraia. O ex-modelo fotográfico decadente percorre boa parte dos episódios do romance, apresentando uma forte desmotivação frente às circunstâncias da vida. O contexto histórico da década de 1990, tanto no caso brasileiro, como no estrangeiro, difundido em questões do meio pós-moderno é o palco da ambientação da narrativa. Avulta-se nesta obra um paralelo curioso e instigante ao pesquisador que deseja tecer novas considerações, a saber: a crise de identidade do sujeito moderno, a descaracterização e a desubjetivação do sujeito, enfim uma série de prerrogativas que endossam o desempenho paradoxalmente desfocado do homem pós-moderno. Como balizamento teórico, cada qual ao seu modo, iremos abordar: SCHOLLHAMMER (2009), ELIAS (2005), PELLEGRINI (2011), entre outros necessários para contemplação do tema. Objetivamos com essa investigação deixar algumas contribuições sobre o efeito do sujeito desubjetivado nos romances de natureza contemporânea.

PALAVRAS CHAVE: Desubjetivação; crise da identidade; Romance Brasileiro Contemporâneo; Benjamim; Chico Buarque.

Referências

ARRUDA, Mariana Mendes. Em cartaz, Chico Buarque a adaptação do romance Benjamim para o cinema. Programa de Estudos Literários. Universidade Federal de Minas Gerais. UFMG. (Dissertação de Mestrado)

BAKHTIN, Mikail. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2002.

BENJAMIM. Direção de Monique Gardenberg. Rio de Janeiro: Natasha Produções e Duetos Filmes. 2003. 108 min., color, DVD.

BOSI, Alfredo. “Situação e formas do conto brasileiro contemporâneo.” In: O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1975, pp. 7-22.

CADEMARTORI, Ligia. Histórias do Brasil Contemporâneo. Cerrados. Revista do Curso de Pós-Graduação em Literatura. Brasília: UNB. n. 05, ano 5, 1996.

CASTELLO, José. Carrossel Luminoso. In: FERNADES, Rinaldo de. (Org) Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

COMODO, Roberto. Câmera invisível. Revista Isto é, São Paulo, n. 1367, p. 124-125, 13 dez. 1995.

DALCASTAGNE, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Nr. 26 Brasília, Julho/Setembro, 2005.

ELIAS, Norbert. A Sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HOLLANDA, Chico Buarque de. Estorvo. São Paulo: Cia das Letras, 1991.

______. Benjamim. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

_____. Budapeste. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

______. Leite Derramado. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira do século XX . Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012.

REBELLO. Ilma da Silva. O eu estilhaçado e o nós interditado: as crises da identidade em Estorvo, Benjamin e Budapeste, de Chico Buarque. Niterói: Universidade Federal Fluminense, Dissertação de Mestrado. 2006.

SANTIAGO, Silviano. Nas Malhas da Letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SCHOLLAHAMMER, Karl Eric. Ficção Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

SCHOLLHAMMER, Karl Eric. Para uma crítica do realismo traumático. Brasília, Revista de Estudos de Literatura Contemporânea, UNB, 2007.

PACHECO, Abílio. O(s) duplo(s) em Benjamim. In Pacheco, Abílio. Riscos no Barro: ensaios literários. Belém: Edição do Autor, 2009. pp, 105-110.

PELLEGRINI, Tânia. Ficção Brasileira Contemporânea: assimilação ou resistência?In: Contemporâneos: expressões da literatura brasileira do século XX. Campinas: Mercado das Letras. Fapesp, 2001.

WATT, Ian. A Ascensão do romance. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

Downloads

Publicado

2015-08-24