“DICAS DE QUEM JÁ LEU”: A AUTORIDADE DE QUEM RECOMENDA LEITURA

Autores

  • Rafael Ribeiro dos Santos BORGES

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma breve análise de enunciados publicados na seção intitulada “Dicas de quem já leu”do Blog do Galeno, que se caracterizam por apresentar recomendações/sugestões de leitura. Em geral, as dicas publicadas no Blog provém de um grupo de enunciadores bastante eclético que, no entanto, têm em comum o fato de que fazem parte do rol de pessoas consideradas em nossa sociedade como bem sucedidas profissional e financeiramente e/ou que gozam de uma dada visibilidade nas mídias tradicionais (atores, políticos, cantores, etc.). Com base na perspectiva teórica da Análise do discurso, buscamos no modo como foram formuladas essas recomendações/sugestões de leitura depreender os discursos consensuais sobre esta prática e as representações mais frequentes do que é ser leitor.

Referências

BORGES, Rafael. A não-leitura como prática constitutiva do leitor contemporâneo. In: Versão Beta, v. 71, p. 21 - 28, 2012.

BAYARD, Pierre. Como falar dos livros que não lemos? Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

CHARTIER, R. O mundo como representação. In: ______. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 61-79.

POSSENTI, Sírio. A Leitura Errada existe. In: BARZOTTO, Valdir Heitor (org). Estado de Leitura. Campinas: Mercado de Letras/Associação de Leitura do Brasil, 1999, p. 169 – 178.

SOARES, M. B. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. Leitura – Perspectivas Interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2001. p. 18-29.

Downloads

Publicado

2019-12-10