CAMPANHAS E PROTOCAMPANHAS DE INCENTIVO À LEITURA: ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA

Autores

  • Simone Garavello VARELLA

Resumo

Neste artigo, apresento uma análise de estratégias de escrita empregadas na construção composicional de vídeos de incentivo à leitura, de curta duração disponíveis na plataforma YouTube. Depreendemos dois tipos recorrentes de que classificamos como Campanhas e Protocampanhas. Os vídeos de 1º tipo apresentam um caráter mais institucional e são elaborados profissionalmente, enquanto os vídeos de 2º tipo têm um caráter mais individual, produzidos amadoramente, seja em resposta a uma demanda escolar (como requisito para obtenção de notas em uma disciplina) seja por iniciativa espontânea ou não declarada. Em nossa análise buscamos tornar mais visíveis as diferenças de suas motivações, de suas estratégias de escrita, das instituições que as validam ou não, das formas de circulação distintas tanto do ponto de vista técnico quanto simbólico. Para tanto, nos apoiamos na abordagem da Análise do discurso e em estudos voltados para a leitura.

Referências

CHARTIER, R. Comunidades de leitores. In: CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2ª Ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. p. 11 – 31.

CURCINO, L. Mutações do suporte e dos gêneros discursivos: indícios de mudanças da leitura e dos leitores? In: AGUIAR, V.T; CECCANTINI, J. L. (orgs.) Teclas e dígitos: leitura, literatura & mercado. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 13 – 23.

CURCINO, L. Princípios de não-homologia entre o verbo e a imagem: breve análise de uma estratégia de escrita da mídia. In: Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 40, nº 3, 2011, p. 1398 – 1407. Disponível em: <http://gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/40/el_vol.40_n.3_Integra.pdf> Acesso em 04 set. 2013.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 22ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-10