UMA ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES DE LULA COMO LEITOR NA MÍDIA BRASILEIRA

Autores

  • Andrei Cezar da SILVA
  • Luzmara CURCINO

Resumo

Objetivamos, com este trabalho, apresentar uma breve análise, resultante da pesquisa de Iniciação Científica que empreendemos em 2016/2017 e na qual nos dedicamos ao levantamento de textos junto ao acervo digital do jornal O Estado de São Paulo, nos quais se apresentassem referências diretas ou indiretas às práticas de leitura do ex-presidente Lula, concernente ao período de 1994, quando de sua segunda candidatura à presidência, até abril de 2017, quando finalizamos nossa IC. Nosso objetivo, com a seleção e classificação dos enunciados, segundo suas inscrições eufóricas ou disfóricas quanto ao modo como apresentavam o ex-presidente em sua relação com a leitura (leitor/ não-leitor), é o de poder depreender, de sua análise, certos discursos sobre a leitura. Além do predomínio de enunciados com críticas incisivas ao ex-presidente, em relação a sua prática leitora, observamos como a leitura é invocada como prática-símbolo de outras práticas culturais e alude a competências diversas consideradas necessárias para a atuação na política, reforçando com isso uma imagem predominantemente idealizada que compartilhamos sobre a leitura e sobre o que é ser leitor.

Referências

CHARTIER, Roger. O que é um autor? Revisão de uma genealogia. Luzmara Curcino e Carlos Eduardo Bezerra (Trad). São Carlos: EdUFScar, 2012.

CURCINO, Luzmara. Relatório Científico “Divisões e representações sociais de leitores no Brasil: Uma análise de discursos da mídia sobre as práticas de leitura de políticos brasileiros”. Resultante de pós-doutorado realizado nos anos de 2016 a 2018, junto à Universidade Estadual de Campinas, no Instituto de Estudos da Linguagem, e à Université Versailles Saint-Quentin en Yvelines, no Centre de Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines, com apoio CNPq (104991/2016-0) e FAPESP (2016/06724-9). mimeo, 2018.

CURCINO, Luzmara. Reflexões sobre a 'autoria' à luz da História cultural: contribuições de Roger Chartier. Revista da ABRALIN. v.15, p.39-52, 2016. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/abralin/article/view/47882

CURCINO, Luzmara. Metamorfoses da autoria na contemporaneidade: a função autor em tempos de circulação virtual de textos. In: PIOVEZANI, C. et al (orgs.). Presenças de Foucault na Análise do Discurso. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. 3ª ed. Tradução de Antonio Fernando Cascais e Eduardo Cordeiro. [Lisboa]: Veja: Passagens, 1992.

Downloads

Publicado

2019-12-10