A LEITURA COMO REQUISITO NA POLÍTICA: DO ELOGIO AO ESCRACHO

Autores

  • Luzmara CURCINO

Resumo

A breve análise desenvolvida neste artigo é um exemplo do uso do valor simbólico da leitura na promoção ou crítica de indivíduos, na construção de uma sua dada imagem, e em específico, na qualificação ou desqualificação de personalidades políticas de relevo no Brasil. Apoiada em princípios da Análise do discurso e da História cultural da leitura, selecionei e analisei textos de origem virtual (publicados sob a forma de posts em blogs), em cujas declarações sobre essa prática encontram-se manifestos certos discursos sobre a leitura, que orientam e subsidiam o que se diz sobre essas figuras políticas de relevo, quanto ao fato de serem ou não leitores, com vistas a contribuir para a desmistificação de certas representações consensuais que se naturalizaram entre nós como se equivalessem de fato ao que é a leitura e ao que é ser leitor e não a um efeito do funcionamento de discursos e das lógicas hierarquizantes e distintivas que atuam em nossa sociedade.

Referências

ABREU, M. Diferença e Desigualdade: Preconceitos em Leitura. In: MARINHO, M. (org.). Ler e Navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas: Mercado de Letras; ALB, (p. 139-157), 2001.

ABREU, M. Diferentes formas de ler. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Campo Grande, 2001b. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm>. Acesso em 04 Fev. 2011.

BARZOTTO, V.H.; BRITTO, L. P. L. Promoção X Mitificação da Leitura. In: Boletim informativo da ALB, Campinas, n.3, ago. 1998.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP; Porto Alegre: Zouk, 2007.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Máximas impertinentes. In: PRADO, Jason; CONDINI, Paulo (Org.). A formação do leitor: pontos de vista. RJ: Argus, 1999.

SOARES, M. Ler, verbo transitivo. In: PAIVA, Aparecida [et al.] (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica. 2008. Disponível em: <http://www.leiabrasil.org.br/old/leiaecomente/verbo_transitivo.htm>. Acesso em: 15 nov. 2012.

TURATI, Carlos Alberto. O discurso político da luta contra a pobreza: uma análise de sua produção e circulação no contexto brasileiro contemporâneo. Tese de Doutorado. São Carlos: UFSCar, 2016.

Downloads

Publicado

2019-12-10