DEBATE ELEITORAL: UMA ANÁLISE DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Autores

  • Danielle Cristine Silva UFLA
  • Mauricéia Silva de Paula Vieira UFLA

Resumo

O presente artigo visa socializar resultados de uma pesquisa empreendida no âmbito das atividades do PIVIC/UFLA, que buscou analisar em que medida os operadores argumentativos contribuem para uma argumentação eficiente no gênero debate e quais as estratégias argumentativas que estão presentes no debate político. Para isso, contamos com as contribuições de Abreu (2008), Antunes (2009), Bakhtin (1992), Koch (2006) e Osakabe (1999). Entendemos que o ato de argumentar está presente na linguagem, que é dotada de intencionalidade e um dos gêneros textuais marcadamente argumentativo é o debate, que se configura como um texto de cunho opinativo em que os debatedores expõem um ponto de vista sobre um tema controverso, seja para defender ou para refutar um ponto de vista, com o intuito de formar a opinião dos ouvintes. Dentre os recursos argumentativos podemos elencar: (i) o uso de argumentos de autoridade; (ii) o argumento pelo exemplo e pela ilustração; (iii) os argumentos com base no raciocínio lógico e (iv) os argumentos baseados no senso comum. A metodologia empregada privilegiou uma abordagem qualitativa na análise dos dados, coletados a partir de debates entre Serra e Haddad, candidatos à prefeitura de São Paulo em 2012. Os resultados indicam que os debatedores empregam estratégias argumentativas como forma de convencer os eleitores de que são bons candidatos ao cargo. Indicam, ainda, que cada debatedor procura desacreditar o governo e/ou o partido do outro com argumentos baseados no senso comum, e principalmente, utilizando estratégias de exemplificação e de ilustração.

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; debate; operadores argumentativos.

Referências

ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, [1992] 2000. Folha de São Paulo. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/poder/1171686-leia-a-transcricao-do-debate-eleitoral-entre-haddad-e-serra.shtml. Acesso em 30/01/2013.

KOCK, Ingedore G. Villaça. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 2006.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A.P; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.) Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2005.

SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Gladís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

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Publicado

2015-08-24