EXPLORANDO A INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA EXPLORING INTERTEXTUALITY AND INTERDISCURSIVITY IN THE CLASSROOM OF SPANIS

Autores

  • Neuzer Helena Munhoz BAVARESCO UPF

Resumo

A língua espanhola tem crescido muito nos últimos anos, tanto em escolas públicas e particulares com a aprovação da Lei nº 11.161, de 25 de agosto de 2005, que transformou a língua espanhola obrigatória no Brasil, como também em cursos de idiomas. Dessa forma, este artigo tem como objetivo discutir a importância de explorar a leitura, a intertextualidade e a interdiscursividade em sala de aula como forma de desenvolver a compreensão leitora e a produção escrita, na sala de aula de língua espanhola. Para tanto, utilizamos como corpus de análise uma propaganda vinculada na argentina, intitulada “Twistos sapo besame mucho”, como ponto de partida para uma reflexão acerca da intertextualidade e interdiscursividade, à luz das concepções de Fiorin (2006), mas também como base para a elaboração de alguns exemplos de trabalho nesta perspectiva.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. (Trad. de Paulo Bezerra), 4. ed. São Paulo: Martins Fontes,

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006a .

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LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em

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Acesso em 12 out 2012. Disponível em:

http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Metodologia_ensino_linguas.pdf

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Publicado

2015-08-23