O INSTITUTO DO MATRIMÔNIO NAS ORDENAÇÕES FILIPINAS: OS EFEITOS DE SENTIDO DE “CASAMENTO” NA LEGISLAÇÃO PORTUGUESA APLICADA NO BRASIL

Autores

  • Edvânia Gomes Silva UESB
  • Flávia David Vieira UESB

Resumo

Neste artigo, que resultou da análise dos principais dispositivos que versam sobre o casamento nas Ordenações Filipinas, objetivamos verificar os efeitos de sentido ali materializados. Trata-se, mais especificamente, de verificar como o casamento se configura neste período da história brasileira. A relevância da investigação foi abordar o casamento com base no estudo do período histórico em que vigorou o ordenamento português no Brasil. Os resultados mostram que a atividade legislativa acerca do matrimônio encontra-se vinculada ao poder do capitalismo e à manutenção do poder patrimonial do Brasil colônia. A instituição familiar é vista como centro de produção econômico-política do país.

Referências

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1998.

Linguasagem, , São Carlos, v.23 (1): 2015 13

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber (trad. de Luiz Felipe Baeta Neves). Petrópoles: Ed. Vozes, 1972 [1969].

MATTOSO, K. de Queirós. Família e Sociedade na Bahia do Século XIX. São Paulo: Corrupio, 1988.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4 ed. Campinas: Ed. Unicamp, 2010 [1969].

______. Língua, linguagens, discurso. In: _____. Análise de discurso. textos selecionados. Textos escolhidos por Eni Puccinelli Orlandi. 3 ed. Campinas: Pontes, 2012 [1971].

_____. Papel da memória. In: ACHARD, P. [et. al]. Papel da memória. Trad. José Horta Nunes. 2 ed. Campinas/SP: Pontes, 2007[1983].

WALD, A. Curso de Direito Civil Brasileiro: o novo direito de família. 12 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

Downloads

Publicado

2015-08-23