“A MENINA DE LÁ”: O FANTÁSTICO-MARAVILHOSO NA OBRA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA

Autores

  • Arnaldo Nogari Júnior
  • Nerynei Meira Carneiro Bellini

Resumo

Como se constata no ato da leitura de variadas obras literárias, o homem vivencia emoções diversificadas e intensas, as quais podem ser capazes de marcar e, muitas vezes, modificar sua visão de mundo. Nesse sentido, Candido (1995) afirma que, assim como não é possível ter estabilização psíq uica sem o sono, talvez não exista equilíbrio social sem a literatura, pois esta é fator indispensável de humanização, pelo fato de atuar em grande parte no subconsciente e inconsciente do homem. Seguramente, as emoções suscitadas na recepção da literatura pelo ser humano são de responsabilidade da fantasia e da ficcionalidade dos elementos textuais. Entre os gêneros literários existentes, que, certamente, incorporam ficção e fantasia em sua estrutura, Todorov (1975), em suas pesquisas, defende a literatura fantástica, a qual se apresenta como vacilação experimentada por um indivíduo que não conhece mais as leis do mundo real, perante um fato aparentemente fantástico.  Desse modo, com base em nossas experiências de leitura, é possível verificar que determinadas obras literárias incluem em suas estruturas o fantástico, cuja variação poderá estar entre o estranho e o maravilhoso. Diante dessa complexidade, conclui-se que as narrativas fantásticas não podem, simplesmente, ser classificadas e rotuladas como tal, sem a devida consideração artística, mas é indispensável, como em qualquer outro tipo de arte, considerar suas variações, estilos e intenções de produção. Pensando nisso, nesta pesquisa, propõe-se a análise do conto “A menina de lá”, de autoria de Guimarães Rosa, a fim de verificar as perspectivas insólitas presentes nessa obra e como as mesmas são organizadas textualmente. Assim sendo, apresentaremos uma análise minuciosa do conto, destacando o sobrenatural e como ele se configura na narrativa e quais seus possíveis significados.

Referências

CANDIDO, Antonio. “A Literatura e a formação do homem”. Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 1996.

____________. “O direito à literatura”. Vários escritos. 3ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CESERANI, Remo. O fantástico. Tradução de Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba, Londrina: UFPR/EDUEL, 2006.

FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneios. “Grávida” de Jensen e outros trabalhos (1906-1908). Volume IX. Rio de Janeiro: Imago, 2006. p. 131-143.

GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 6ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 1999.

RODRIGUES, Selma Calasans. O Fantástico. São Paulo: Ed. Ática, 1988.

ROAS, David. Teorías de lo Fantástico.Madrid: Arco/Libros, 2011.

ROSA, João G. A menina de lá. Primeiras estórias. 46ª imp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 22-26.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.

Downloads

Publicado

2015-02-24