(Des)legitimando as Ciências da Linguagem: Notas para (não) deixar seu linguista em paz

Autores

  • Ederson Luis Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Agnaldo Almeida Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Esta pesquisa qualitativa visa compreender gestos de interpretação a partir da fala de sujeitos acerca da Linguística e do linguista. Para isso, filiar-nos-emos aos estudos da Análise de Discurso de linha francesa, a partir de Michel Pêcheux. Tomaremos como corpus duas matérias, uma com um gramático normativo, outra com um professor universitário. Pudemos observar que são perpassadas, por ambos, imagens e valores negativos em relação à Linguística e aos linguistas. Há, portanto, a filiação dos sujeitos a sentidos relacionados à deslegitimação da Linguística e à valorização da tradição gramatical na escola e no contexto do ensino da língua portuguesa.

Biografia do Autor

Ederson Luis Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; pós-graduando em Ontologia e Epistemologia, graduado em letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG (RS), membro do Grupo de Estudos em Territorialidades da Infância e Formação Docente (GESTAR/CNPq)

Agnaldo Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Graduado (2012) e Mestre (2015) em Letras pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Pesquisador e membro do Núcleo de Análise do Discurso (NAD – UFMG) e dos grupos de pesquisa registrados no CNPq: Análise do Discurso (UFMG) e Linguagem, Enunciação e      Discurso para o Ensino de Língua Portuguesa (LED – UFS).

Referências

ALMEIDA, Agnaldo. A construção de imagens da Língua Portuguesa na mídia: um olhar discursivo. Texto Livre, v. 6, n. 2, p. 1-11. 2013.

ALMEIDA, Agnaldo. A posição-sujeito construída na autoria de Evanildo Bechara: entre a tradição gramatical e os estudos linguísticos. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.

AUROUX, Sylvain. A revolução tecnológica da gramatização. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz? São Paulo: Loyola, 1999.

FARACO, Carlos Alberto. Linguística e senso comum: ainda há espaço para a racionalidade científica? In: SILVA, Fábio Lopes da; RAJAGOPALAN, Kanavillil. (Orgs.). A linguística que nos faz falhar: investigação crítica. São Paulo: Parábola, 2004. p. 66-70.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Tradução Luiz F.B. Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

GUIMARÃES, Eduardo. Sinopse dos estudos do português no Brasil: a gramatização brasileira, In: GUIMARÃES, Eduardo e ORLANDI, Eni Puccinelli (Orgs.). Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas: Pontes, 1996a. p. 127-138.

GUIMARÃES, Eduardo. Orlandi, Eni Puccinelli. Identidade linguística, em Guimarães, Eduardo e Orlandi e Eni Puccinelli (Orgs.). Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas: Pontes, 1996b. p. 9-15.

INDURSKY, Freda. Estudos da linguagem. Língua e ensino. Organon. v. 24, n. 48, p. 35-54, jan./jun. 2010.

LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. A língua portuguesa no processo de institucionalização da linguística, em Orlandi e Eni Puccinelli. Guimarães, Eduardo (Orgs.). Institucionalização dos estudos da linguagem: a disciplinarização das ideias linguísticas. Campinas: Pontes, 2002. p. 13-22.

LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina (Org.). Glossário de termos do discurso. Porto Alegre: Instituto de Letras da UFRGS, 2001.

LIMA, Roberta de Abreu. Em defesa da gramática [entrevista com Evanildo Bechara], Veja, p. 21-25. 2011. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?cod= JNJMKQDQQRM>. Acesso em: 12 jan. 2015.

LIMA, Roberto Sarmento. Traquinices linguísticas. Língua Portuguesa, ed. 42, p. 30-39. 2013.

MOITA LOPES, Luis Paulo. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

ORLANDI, Eni Puccinelli. O Estado, a gramática, a autoria. Relatos. v. 4. 1997. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/hil/publica/relatos_04.html>.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio. 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007a.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeito do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas: Pontes, 2007b.

ORLANDI, Eni Puccinelli. O que é linguística. São Paulo: Brasiliense, 2009.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas: Pontes, 2012.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Ciência da linguagem e política: anotações ao pé das letras. Campinas: Pontes, 2014.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 6. ed. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje, In: ORLANDI, Eni. Puccinelli (Org.) Gestos de leitura: da história no discurso. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014. p. 57-68.

PENNYCOOK, Alastair. Critical Applied Linguistics: a critical introduction. London: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

PENNYCOOK, Alastair. Os limites da linguística, In: SILVA, Fábio Lopes da; RAJAGOPALAN, Kanavillil. (Orgs.). A linguística que nos faz falhar: investigação crítica, São Paulo: Parábola, 2004. p. 39-43.

POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem: passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola, 2011.

SCHNEIDERS, Caroline Mallmann. A Linguística em livros introdutórios. A produção do conhecimento a partir do modo como se concebe determinado domínio de saber. E-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU, v. 4, n. 2, p. 26-39. 2013.

SILVEIRA, Ederson Luís. (Des)construções acerca do imaginário de uma língua homogênea. Consequências e discursivizações de um mito. Linguagem, educação e memória, n. 04, p. 1-10. 2013.

SPOLSKY, Bernard. Deixe o seu linguista em paz. In: SILVA, Fábio Lopes da; RAJAGOPALAN, Kanavillil. (orgs.). A linguística que nos faz falhar: investigação crítica. São Paulo: Parábola, 2004. p. 48-52.

ZANDWAIS, Ana. Subjetividade, sentido e linguagem. Desconstruindo o mito da homogeneidade da língua In: ZANDWAIS, Ana. (org.) História das ideias: diálogos entre linguagem, cultura e história. Passo Fundo: Editora da UPF, 2012. p. 175-191.

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Artigos