UMA VIAGEM NO TEMPO: INTERTEXTUALIDADE E COERÊNCIA EM UMA PROPOSTA DE DESLOCAMENTO TEMPORAL

Autores

  • Ana Cecília Hidelbrand Seyboth
  • Mirian Schröder

Resumo

O presente trabalho apresenta uma apreciação do capítulo 8, intitulado ‘A Máquina do Tempo’, do livro didático Língua Portuguesa e Literatura – fornecido pela Secretaria de Estado da Educação –, destinado ao Ensino Médio. Por meio dessa análise, procurou-se verificar a construção da intertextualidade no decorrer do capítulo, bem como a relação de coerência existente entre os textos selecionados. Para isso, o estudo foi empreendido à luz dos conceitos de Koch acerca da Linguística Textual, coerência textual e intertextualidade, visto que a autora entende e assevera que o texto é uma unidade linguística, que deve ser estudado em sua totalidade, levando-se em consideração o contexto em que foi produzido (KOCH, 2004, 2008; KOCH; TRAVAGLIA, 2008; KOCH; ELIAS, 2008). Ainda, foram examinadas algumas considerações feitas por Bentes (2011) acerca da Linguística Textual. Para realizar o diagnóstico a respeito dos aspectos supracitados, foi feita uma leitura dos textos constituintes do capítulo, bem como foi apontada, mediante uma crítica comparativa, a relação ou não entre os textos escolhidos e de que forma eles contribuem para a eficácia no alcance dos objetivos propostos pelo capítulo. Foi possível perceber, mediante a comparação realizada, que há coerência e relação de intertextualidade entre os textos sugeridos para a constituição do capítulo 8. O que se nota, porém, é que alguns não apresentam relação explícita de coerência, o que pode gerar estranhamento e falta de compreensão por parte do aluno.

Referências

BENTES, A. C. Linguística Textual. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras, v. 1. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 245-287.

KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

__________. O texto e a construção dos sentidos. 9. ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

__________; TRAVAGLIA, L. C. A Coerência Textual. 17. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

__________; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

VARIOS AUTORES. Língua Portuguesa e Literatura. Curitiba: SEED-PR, 2006. – 208 páginas.

Downloads

Publicado

2015-02-24