A VOZ DO SUCESSO: UM GESTO DE LEITURA DOS DIZERES ACERCA DA VOZ NA MÍDIA

Autores

  • Thiago Barbosa Soares
  • Carlos Piovezani

Resumo

Este artigo analisa discursos sobre o que se poderia chamar de as vozes do sucesso produzidos e veiculados pela mídia brasileira contemporânea. Mais precisamente, descrevemos e interpretamos o processo de produção de sentidos em enunciados constituídos e formulados pelo discurso midiático brasileiro que trata manifestamente da voz de sujeitos cujo sucesso decorre em princípio de seu desempenho vocal. Desse modo, ao considerarmos o postulado da Análise do Discurso formulado por Pêcheux (2009[1975]) de que sujeito e sentido se constituem ao mesmo tempo no movimento histórico, entendemos que os dizeres acerca da voz de sucesso produzem, a um só tempo, os sentidos e os sujeitos em seu interior. Ante esse quadro, investigamos o que se diz e como é enunciada a voz no discurso do sucesso na atual sociedade brasileira e as diferenças no tratamento dispensado à voz daqueles que figuram no mundo midiático. Em específico, quais distinções podem existir no tocante à produção de sentidos das vozes de sucesso quando disseminadas pelo mesmo veículo de difusão. Para tanto, contamos com dois textos do jornal O Estado de São Paulo, publicados um em 2014 e o outro em 2015.

Downloads

Edição

Seção

Artigos