A SEÇÃO CIÊNCIA NO ESTADO DE MINAS: COMO ESSE JORNAL MINEIRO INFORMA O LEITOR SOBRE OS AVANÇOS CIENTÍFICOS?

Autores

  • Jéssica de Lourdes Ferreira Ferraz
  • Elza Mayra de Oliveira Silva
  • Cristiane Cataldi dos Santos Paes

Resumo

No mundo atual, as informações provenientes do âmbito cientifico vêm sendo consumidas cada vez mais por parte do público leitor. Isso se dá pelo fato da população estar mais engajada nas transformações científicas que circundam o seu dia a dia. Levando em consideração essa realidade comunicativa, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso da Divulgação Científica, como se deu o processo de recontextualização do conhecimento científico na seção Ciência do jornal mineiro Estado de Minas no período de agosto a setembro de 2013. Foram identificados também os procedimentos linguístico-discursivos e as estratégias divulgativas utilizadas pelos diversos autores procedentes de diversos âmbitos a fim de divulgar e/ou debater cada um dos conhecimentos científicos abordados pelo jornal em questão.

Downloads

Edição

Seção

Artigos