SOCIOLINGUÍSTICA: ALGUNS SENTIDOS POSSÍVEIS PARA SUA HISTÓRIA NO BRASIL

Autores

  • Lívia Helena Moreira e Silva

Resumo

Neste trabalho, vou-me ocupar da designação da palavra “sociolinguística” na introdução de Paulino Vandresen à primeira coletânea publicada no Brasil com textos importantes de especialistas estrangeiros precursores da sociolinguística traduzidos para a língua portuguesa.

Minhas reflexões serão sustentadas por uma concepção enunciativa e histórica da linguagem ancorada à semântica do acontecimento, que considera que a análise do sentido da linguagem deve localizar-se no estudo da enunciação tomada como um acontecimento, entendido como o que faz diferença na sua própria ordem, sendo que o que especifica este acontecimento é a temporalidade que ele constitui: seu passado, seu presente e seu futuro. Nessa mesma perspectiva, “não há como considerar que uma forma funciona em um enunciado, sem considerar que ela funciona num texto, e em que medida ela é constitutiva do sentido do texto” (Guimarães, 2002, p. 7).

Sendo assim, buscarei, por meio da análise desse texto de 1974 que introduz a comunidade científica brasileira à obra intitulada Sociolinguística, compreender como, no presente da enunciação, o nome “sociolinguística” vai funcionar pelas condições de sua significação, isto é, pelo seu passado recortado como rememoração de enunciações, abrindo-se a uma latência de futuro que projeta sentidos e é condição de sua interpretabilidade.

De forma um pouco mais ampla, procurarei compreender como, na introdução da sociolinguística ao pensamento científico brasileiro sobre a linguagem, ela é significada de modo a justificar seu desenvolvimento no país pela evocação de um passado que, no presente do acontecimento, determinará o seu futuro.

Referências

GUIMARÃES, E. Análise de Texto. Campinas: RG, 2012.

GUIMARÃES, E. “Os sentidos e política de uma palavra da ciência”. In: Zandwais, A. e Romão, L. (Org.). Leituras do Político. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. pp. 83-104.

GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.

GUIMARÃES, E. Texto e Argumentação. 4. ed. (revista e ampliada). Campinas: RG, 2007.

GUIMARÃES, E. “Texto e Enunciação”. In: Organon. v. 9, n. 23. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995.

LEMLE, M. e NARO, A. Competências Básicas do Português. Rio de Janeiro: Mobral e Fundação Ford, 1977.

VANDRESEN, P. et al. Revista de Cultura Vozes: Panorama da sociolinguística. No 8, ano 67, vol. LXVII, out/1973. Rio de Janeiro: Editora Vozes.

Texto analisado:

VANDRESEN, P. “Introdução”. In: Fonseca, M. e Neves, M. (Org.). Sociolinguística. Coleção Enfoque. Rio de Janeiro: Eldorado, 1974. pp. 9-15.

Downloads