A DESTRUIÇÃO DA FIGURA DESPÓTICA PELO RISO EM MEMORIAL DO CONVENTO

Autores

  • Luciana Brito
  • Fernando da Silva Negreiros

Resumo

A figura do rei, durante séculos, foi a figura do bom patriarca que deveria liderar um povo com sua sapiência e força. Todavia, com a ascensão da burguesia e de governos democráticos, a autoridade do rei foi se enfraquecendo até desaparecer, ou se reduzir a um poder simbólico, como acontece em vários países da Europa.

Por causa da perda de poder e de importância na sociedade, a figura do rei é um alvo perfeito para um processo de carnavalização e destronamento. Com o advento cada vez maior dos ideais republicanos, a existência de um rei vai se tornando absurda e sem sentido, assim o próprio contexto exige o destronamento. Bakhtin (2013) diz que carnavalização é um processo, pelo qual algo elevado é rebaixado e humilhado até ficar no nível comum das coisas.

No romance histórico Memorial do Convento, é desenvolvido o processo de carnavalização do rei Dom João V, que prometeu levantar um convento franciscano na cidade de Mafra, caso a rainha Dona Maria Ana desse sucessores. Sucessores, o rei teve, e o convento mandou erigir.  Para tanto o rei retira o povo de seus ofícios, dos quais o povo retirava o sustento de si próprio e do país, e o emprega na construção do convento. Este ensaio visa mostrar a destruição da figura despótica pelo riso em Memorial do Convento.

Referências

BERGSON, Henri. O riso, ensaio sobre a significação do cômico. Tradução: Nathanael C. Caixeiro. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

DA SILVA, Fernando Moreno. “As várias faces do riso”. In: Revista travessias, Cascavel, V. 4, N. 1, pp. 211-228, 2010.

PROPP, Vladímir. Comicidade e riso.; Tradução: Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Editora Ática, 1992.

WEINHARDT, Marilene. “Romance histórico: das origens escocesas ao Brasil finissecular”. In: WEINHARDT, Marilene (org.). Ficção histórica: teoria e crítica. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2011.

Downloads

Publicado

2015-02-24